Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14907

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLUCENA, Eduardo de Aquino-
dc.contributor.authorPEREIRA, Renata Cherém de Araújo-
dc.date.accessioned2016-01-12T18:16:26Z-
dc.date.available2016-01-12T18:16:26Z-
dc.date.issued2015-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14907-
dc.description.abstractUma lacuna identificada na literatura de Administração diz respeito à aprendizagem de estrategistas sobre suas práticas de trabalho. Acadêmicos da perspectiva da estratégia como prática têm indicado a escassez de estudos empíricos sobre o assunto. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender o processo de aprendizagem dos estrategistas sobre os procedimentos de rastreabilidade e produtos não conformes da organização estudada. Para alcançar este objetivo, duas perguntas nortearam este estudo: a) o que os estrategistas aprendem sobre os procedimentos mencionados? e b) como os estrategistas aprendem sobre os procedimentos mencionados? Foi desenvolvido um estudo de caso qualitativo na Metalpil, empresa do setor metal-mecânico situada na região metropolitana do Recife (PE). A coleta de dados foi realizada, principalmente, por meio de doze entrevistas realizadas com seis estrategistas. A análise dos dados ocorreu por meio da construção de categorias que responderam às perguntas de pesquisa. Em relação à primeira pergunta de pesquisa, concluiuse que os estrategistas aprendem a: registrar informações, supervisionar sistematicamente seus subordinados, adotar rotinas e procedimentos e a criar medidas preventivas. No tocante à segunda pergunta, concluiu-se que os estrategistas aprendem pela vivência de situações na prática, interação com profissionais mais experientes e reflexão. Este estudo contribui para os debates da área de aprendizagem organizacional e da perspectiva de estratégia como prática no sentido de apresentar resultados empíricos da aprendizagem de estrategistas sobre suas práticas de trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem nas organizações.pt_BR
dc.subjectAprendizagem de estrategistas.pt_BR
dc.subjectAprendizagem pela experiência.pt_BR
dc.subjectEstratégia como prática.pt_BR
dc.titleAprendizagem de estrategistas sob a ótica dos conceitos de experiência e reflexão.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7487191434945105pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4896424955173386pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxA gap identified in the Management of literature concerns the learning strategists on their working practices. Academics from the perspective of strategy as practice has shown the lack of empirical studies on the subject. The objective of this research was to understand the process of learning strategists on traceability procedures and non-compliant products of the studied organization. To accomplish this, two questions guided this study: a) what strategists learn about the procedures mentioned? b) how strategists learn about the procedures mentioned? A qualitative case study was developed in Metalpil, metal-mechanical industry company located in the metropolitan region of Recife (PE). Data collection was carried out mainly through twelve interviews with six strategists. Data analysis was carried out through the construction of categories that answered the research questions. Regarding the first research question, it was concluded that strategists learn to: record information systematically supervise their subordinates, adopt routines and procedures and to establish preventive measures. Regarding the second question, it was concluded that strategists learn by living situations in practice, interaction with experienced and professional reflection. This study contributes to the discussion of organizational learning area and the strategy as practice perspective to present empirical results strategists learning about their working practices.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTACAO (20-02-2015) RENATA CHEREM ARAUJO PEREIRA.PDF.pdf852,19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons