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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13232

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Título: As representações sociais do livro didático por professores de matemática
Autor(es): SANTOS, Edna Matilde dos
Palavras-chave: Representação Social; Livro Didático; Professor de Matemática; Ensino/aprendizagem em Matemática
Data do documento: 22-Fev-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Edna Matilde dos. As representações sociais do livro didático por professores de matemática. Recife, 2013. 123f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2013.
Abstract: Esta pesquisa investigou as representações sociais do livro didático por professores de Matemática, em Pernambuco, com o intuito de contribuir com a discussão acerca da compreensão do fenômeno da não aprendizagem em Matemática. Referenciamos o estudo na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2007) que propõe uma teoria do senso comum, explicando o conhecimento leigo construído a partir das interações entre os grupos sociais. A pesquisa foi qualitativa e plurimetodológica (CRUZ, 2006b), na construção dos dados: questionário de associação livre e hierarquização de palavras e entrevistas semiestruturadas; na análise dos dados, o Software EVOC e a análise de conteúdo de Bardin. Participaram 66 professores, 23 de Glória do Goitá e 43 de Vitória de Santo Antão. Os resultados revelaram uma única representação social para livro didático e livro didático de Matemática, independentemente do município. O núcleo central tem o sentido positivado no livro didático como apoio didático e pedagógico e o sistema periférico possui sentidos positivados na aprendizagem em Matemática a partir da prática e da aplicabilidade dos conteúdos, bem como, nos aspectos identitários do grupo social dos professores de Matemática e em um sentimento de pertença a um grupo social superior aos outros professores de outras disciplinas. Identificamos dois preconceitos em relação aos professores contratados e aos alunos de escolas públicas. Nas entrevistas vimos a utilização do livro didático positivamente no desempenho escolar dos alunos, porém, não a estendem ao desempenho dos alunos nas avaliações em larga escala.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13232
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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