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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13232

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCRUZ, Fatima Maria Leite
dc.contributor.authorSANTOS, Edna Matilde dos
dc.date.accessioned2015-04-15T17:20:39Z
dc.date.available2015-04-15T17:20:39Z
dc.date.issued2013-02-22
dc.identifier.citationSANTOS, Edna Matilde dos. As representações sociais do livro didático por professores de matemática. Recife, 2013. 123f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13232
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou as representações sociais do livro didático por professores de Matemática, em Pernambuco, com o intuito de contribuir com a discussão acerca da compreensão do fenômeno da não aprendizagem em Matemática. Referenciamos o estudo na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2007) que propõe uma teoria do senso comum, explicando o conhecimento leigo construído a partir das interações entre os grupos sociais. A pesquisa foi qualitativa e plurimetodológica (CRUZ, 2006b), na construção dos dados: questionário de associação livre e hierarquização de palavras e entrevistas semiestruturadas; na análise dos dados, o Software EVOC e a análise de conteúdo de Bardin. Participaram 66 professores, 23 de Glória do Goitá e 43 de Vitória de Santo Antão. Os resultados revelaram uma única representação social para livro didático e livro didático de Matemática, independentemente do município. O núcleo central tem o sentido positivado no livro didático como apoio didático e pedagógico e o sistema periférico possui sentidos positivados na aprendizagem em Matemática a partir da prática e da aplicabilidade dos conteúdos, bem como, nos aspectos identitários do grupo social dos professores de Matemática e em um sentimento de pertença a um grupo social superior aos outros professores de outras disciplinas. Identificamos dois preconceitos em relação aos professores contratados e aos alunos de escolas públicas. Nas entrevistas vimos a utilização do livro didático positivamente no desempenho escolar dos alunos, porém, não a estendem ao desempenho dos alunos nas avaliações em larga escala.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepresentação Socialpt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectProfessor de Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagem em Matemáticapt_BR
dc.titleAs representações sociais do livro didático por professores de matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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