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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1264
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Title: | Aprendizagem de marcas de vestuário e significados atribuídos por agentes de socialização: um estudo no segmento tweens |
Authors: | CARMONA, Linda Jessica de Montreuil |
Keywords: | Aprendizagem, marcas, pré-adolescentes (tweens), comportamento do consumidor infantil |
Issue Date: | 31-Jan-2012 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Jessica de Montreuil Carmona, Linda; Alencar de Farias, Salomão. Aprendizagem de marcas de vestuário e significados atribuídos por agentes de socialização: um estudo no segmento tweens . 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. |
Abstract: | A compreensão do processo pelo qual os pré-adolescentes (tweens) aprendem sobre marcas de vestuário atribuindo-lhes significado, incorporando-as ao seu estilo de vida pode oferecer subsídio aos profissionais de marketing e à sociedade civil para compreender o efeito das atividades de marketing no comportamento do consumidor infantil. As características e necessidades da criança, fatores que afetam o consumo, o processo de socialização e aprendizagem em comportamento de consumo, se abordam nesta dissertação. Este estudo qualitativo visou assim, à compreensão do processo de aprendizagem sobre marcas, identificando os agentes do processo de aprendizagem, as principais fontes de informação utilizadas por eles e a atribuição de significado às marcas. No presente trabalho, os 24 sujeitos de estudo selecionados foram pré-adolescentes de gênero masculino e feminino com idades entre 8 e 12 anos, pertencentes a famílias do tipo nuclear, suas mães e professores residentes na cidade de Recife, Estado de Pernambuco. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas, gravadas e transcritas para responder como os pré-adolescentes aprendem sobre marcas de vestuário. Com o uso da análise de conteúdo encontrou-se que a aprendizagem de marcas de vestuário na faixa etária proposta, pode-se centrar nas experiências pessoais ou fatores cognitivos, que relacionam-se com a idade, que permitem às crianças receber influências do ambiente provindas dos agentes de socialização e fontes de informação e influência como família, pares e professores (aprendizagem cognitiva). E também em comportamentos observáveis derivados de conexões entre estímulos e respostas propostos pelas marcas, com o propósito de que as crianças façam a ligação com necessidades subjacentes, que na fase tween são principalmente de aceitação, diversão, poder, autonomia e exibição (aprendizagem comportamental) |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1264 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Administração |
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