Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1264

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Salomão Alencar de
dc.contributor.authorCARMONA, Linda Jessica de Montreuilpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:08:48Z
dc.date.available2014-06-12T15:08:48Z
dc.date.issued2012-01-31pt_BR
dc.identifier.citationJessica de Montreuil Carmona, Linda; Alencar de Farias, Salomão. Aprendizagem de marcas de vestuário e significados atribuídos por agentes de socialização: um estudo no segmento tweens . 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1264
dc.description.abstractA compreensão do processo pelo qual os pré-adolescentes (tweens) aprendem sobre marcas de vestuário atribuindo-lhes significado, incorporando-as ao seu estilo de vida pode oferecer subsídio aos profissionais de marketing e à sociedade civil para compreender o efeito das atividades de marketing no comportamento do consumidor infantil. As características e necessidades da criança, fatores que afetam o consumo, o processo de socialização e aprendizagem em comportamento de consumo, se abordam nesta dissertação. Este estudo qualitativo visou assim, à compreensão do processo de aprendizagem sobre marcas, identificando os agentes do processo de aprendizagem, as principais fontes de informação utilizadas por eles e a atribuição de significado às marcas. No presente trabalho, os 24 sujeitos de estudo selecionados foram pré-adolescentes de gênero masculino e feminino com idades entre 8 e 12 anos, pertencentes a famílias do tipo nuclear, suas mães e professores residentes na cidade de Recife, Estado de Pernambuco. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas, gravadas e transcritas para responder como os pré-adolescentes aprendem sobre marcas de vestuário. Com o uso da análise de conteúdo encontrou-se que a aprendizagem de marcas de vestuário na faixa etária proposta, pode-se centrar nas experiências pessoais ou fatores cognitivos, que relacionam-se com a idade, que permitem às crianças receber influências do ambiente provindas dos agentes de socialização e fontes de informação e influência como família, pares e professores (aprendizagem cognitiva). E também em comportamentos observáveis derivados de conexões entre estímulos e respostas propostos pelas marcas, com o propósito de que as crianças façam a ligação com necessidades subjacentes, que na fase tween são principalmente de aceitação, diversão, poder, autonomia e exibição (aprendizagem comportamental)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem, marcas, pré-adolescentes (tweens), comportamento do consumidor infantilpt_BR
dc.titleAprendizagem de marcas de vestuário e significados atribuídos por agentes de socialização: um estudo no segmento tweenspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo9606_1.pdf2,09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons