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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1227
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Título : | A influência do contexto institucional do Ensino Superior na cultura organizacional nas IES públicas e privadas: estudo de múltiplos casos na cidade de Manaus - AM |
Autor : | SOUZA, Mariluce Santiago de |
Palabras clave : | Instituições de Ensino; Contexto Institucional; Cultura Organizacional |
Fecha de publicación : | 31-ene-2009 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Santiago de Souza, Mariluce; Amélia Pereira de Carvalho, Cristina. A influência do contexto institucional do Ensino Superior na cultura organizacional nas IES públicas e privadas: estudo de múltiplos casos na cidade de Manaus - AM. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
Resumen : | Na proposta de analisar a repercussão das pressões do contexto institucional sobre a cultura organizacional de instituições de ensino superior do setor público e privado da Cidade de Manaus, a presente investigação contribui para debater a relevância do entendimento da dinâmica ambiente-organização-cultura por meio de uma visão do fenômeno enquanto processo que integra aspectos cognitivos, culturais e institucionais. Considerando o objetivo proposto, procedeu-se a análise de fontes primárias e secundárias com o intuito de (i) caracterizar o contexto institucional do ensino superior, (ii) identificar e caracterizar os valores e as pressões do contexto institucional sobre as instituições de ensino superior públicas e privadas, (iii) descrever a cultura organizacional das instituições de ensino superior públicas e privadas, (iv) analisar a relação entre os valores e as pressões do contexto institucional e a cultura organizacional instituições de ensino superior públicas e privadas e (v) analisar a forma como os valores e as pressões repercutem nas ações das instituições pesquisadas. O delineamento da pesquisa é do tipo estudo de casos múltiplos com perspectiva de análise descritivo-explicativa, com predominantemente qualitativa, acrescido de dados quantitativos complementares. Os resultados indicam que o contexto institucional é percebido pelos dirigentes com base em esquemas interpretativos e significados peculiares e socialmente compartilhados. Isso possibilitou as várias leituras do mesmo ambiente realizadas pelas duas instituições, corroborando a teoria. Dessa forma, a repercussão das pressões do contexto institucional sobre a cultura da organização variou conforme a interpretação compartilhada pelos seus dirigentes e a especificidades das instituições |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1227 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Administração |
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