Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1227

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Cristina Amélia Pereira dept_BR
dc.contributor.authorSOUZA, Mariluce Santiago dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:08:33Z
dc.date.available2014-06-12T15:08:33Z
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationSantiago de Souza, Mariluce; Amélia Pereira de Carvalho, Cristina. A influência do contexto institucional do Ensino Superior na cultura organizacional nas IES públicas e privadas: estudo de múltiplos casos na cidade de Manaus - AM. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1227
dc.description.abstractNa proposta de analisar a repercussão das pressões do contexto institucional sobre a cultura organizacional de instituições de ensino superior do setor público e privado da Cidade de Manaus, a presente investigação contribui para debater a relevância do entendimento da dinâmica ambiente-organização-cultura por meio de uma visão do fenômeno enquanto processo que integra aspectos cognitivos, culturais e institucionais. Considerando o objetivo proposto, procedeu-se a análise de fontes primárias e secundárias com o intuito de (i) caracterizar o contexto institucional do ensino superior, (ii) identificar e caracterizar os valores e as pressões do contexto institucional sobre as instituições de ensino superior públicas e privadas, (iii) descrever a cultura organizacional das instituições de ensino superior públicas e privadas, (iv) analisar a relação entre os valores e as pressões do contexto institucional e a cultura organizacional instituições de ensino superior públicas e privadas e (v) analisar a forma como os valores e as pressões repercutem nas ações das instituições pesquisadas. O delineamento da pesquisa é do tipo estudo de casos múltiplos com perspectiva de análise descritivo-explicativa, com predominantemente qualitativa, acrescido de dados quantitativos complementares. Os resultados indicam que o contexto institucional é percebido pelos dirigentes com base em esquemas interpretativos e significados peculiares e socialmente compartilhados. Isso possibilitou as várias leituras do mesmo ambiente realizadas pelas duas instituições, corroborando a teoria. Dessa forma, a repercussão das pressões do contexto institucional sobre a cultura da organização variou conforme a interpretação compartilhada pelos seus dirigentes e a especificidades das instituiçõespt_BR
dc.description.sponsorshipCentro Universitário do Nortept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInstituições de Ensinopt_BR
dc.subjectContexto Institucionalpt_BR
dc.subjectCultura Organizacionalpt_BR
dc.titleA influência do contexto institucional do Ensino Superior na cultura organizacional nas IES públicas e privadas: estudo de múltiplos casos na cidade de Manaus - AMpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo310_1.pdf1,81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons