Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12247

Compartilhe esta página

Título: Estímulos táteis no ambiente de varejo: investigando a experiência de consumo de indivíduos com deficiência visual na perspectiva transformativa do consumidor
Autor(es): BARBOSA, Ohana Trajano
Palavras-chave: Pesquisa transformativa do consumidor; Consumidores com deficiência visual; Experiência de consumo; Estímulos táteis
Data do documento: 31-Mar-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARBOSA, Ohana Trajano. Estímulos táteis no ambiente de varejo: investigando a experiência de consumo de indivíduos com deficiência visual na perspectiva transformativa do consumidor. Recife, 2013. 149 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2014..
Abstract: O interesse em entender a influência que a atmosfera de loja e os estímulos sensoriais exercem no comportamento e na experiência do consumidor tem se mostrado cada vez mais crescente na literatura. A ênfase desta dissertação incide particularmente na dimensão tátil do ambiente de varejo e nos consumidores que não se encontram no mainstream das pesquisas. Sendo assim, este estudo buscou compreender como os estímulos táteis da atmosfera de varejo atuam na experiência de consumo dos indivíduos com deficiência visual? Os aspectos que motivaram a escolha do tema estão diretamente relacionados à carência de estudos no que se refere à dimensão tátil da atmosfera de loja e à necessidade de estudar pessoas com deficiência visual. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa de inspiração fenomenológica com caráter descritivo. Na coleta de dados utilizou-se uma combinação de observações e entrevistas individuais. As entrevistas individuais episódicas e semiestruturadas foram realizadas com 16 informantes com deficiência visual do Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste, na cidade de Campina Grande – PB, Brasil. As observações foram do tipo participante e ocorreram por meio da compra acompanhada. Os dados coletados foram analisados de acordo com a técnica da análise de discurso. Os resultados mostram que o contato com os produtos é o estímulo tátil que mais exerce influência na experiência de consumo dos informantes. Embora a literatura destaque o caráter hedônico da experiência de consumo, para os deficientes visuais, no contexto estudado, a experiência foi interpretada a partir de sua vertente utilitária. Com base nos resultados, é proposta a atmosfera tátil inclusiva, a qual busca promover o bem estar e acessibilidade no ambiente de loja partir de estímulos táteis.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12247
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ohana Trajano Barbosa.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons