Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12247

Share on

Title: Estímulos táteis no ambiente de varejo: investigando a experiência de consumo de indivíduos com deficiência visual na perspectiva transformativa do consumidor
Authors: BARBOSA, Ohana Trajano
Keywords: Pesquisa transformativa do consumidor; Consumidores com deficiência visual; Experiência de consumo; Estímulos táteis
Issue Date: 31-Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: BARBOSA, Ohana Trajano. Estímulos táteis no ambiente de varejo: investigando a experiência de consumo de indivíduos com deficiência visual na perspectiva transformativa do consumidor. Recife, 2013. 149 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2014..
Abstract: O interesse em entender a influência que a atmosfera de loja e os estímulos sensoriais exercem no comportamento e na experiência do consumidor tem se mostrado cada vez mais crescente na literatura. A ênfase desta dissertação incide particularmente na dimensão tátil do ambiente de varejo e nos consumidores que não se encontram no mainstream das pesquisas. Sendo assim, este estudo buscou compreender como os estímulos táteis da atmosfera de varejo atuam na experiência de consumo dos indivíduos com deficiência visual? Os aspectos que motivaram a escolha do tema estão diretamente relacionados à carência de estudos no que se refere à dimensão tátil da atmosfera de loja e à necessidade de estudar pessoas com deficiência visual. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa de inspiração fenomenológica com caráter descritivo. Na coleta de dados utilizou-se uma combinação de observações e entrevistas individuais. As entrevistas individuais episódicas e semiestruturadas foram realizadas com 16 informantes com deficiência visual do Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste, na cidade de Campina Grande – PB, Brasil. As observações foram do tipo participante e ocorreram por meio da compra acompanhada. Os dados coletados foram analisados de acordo com a técnica da análise de discurso. Os resultados mostram que o contato com os produtos é o estímulo tátil que mais exerce influência na experiência de consumo dos informantes. Embora a literatura destaque o caráter hedônico da experiência de consumo, para os deficientes visuais, no contexto estudado, a experiência foi interpretada a partir de sua vertente utilitária. Com base nos resultados, é proposta a atmosfera tátil inclusiva, a qual busca promover o bem estar e acessibilidade no ambiente de loja partir de estímulos táteis.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12247
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Ohana Trajano Barbosa.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons