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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9987

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Título: Política de assistência ao estudante: a bolsa de trabalho como instrumento de direito para a formação do aluno no Cefet - AL
Autor(es): Menezes, Josilene Estacio
Palavras-chave: Assistência ao Estudante; Programa Bolsa Trabalho; Formação profissional
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Estacio Menezes, Josilene; Aline Albuquerque Costa, Anita. Política de assistência ao estudante: a bolsa de trabalho como instrumento de direito para a formação do aluno no Cefet - AL. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: Este estudo investiga a relação entre a política de Assistência ao Estudante e a sua formação profissional, bem como o significado que isto assume para o aluno do CEFET-AL, tendo como elemento mediador o Programa Bolsa de Trabalho. Este tem como objetivo propiciar meios ao aluno que possam custear sua vida escolar e contribuir para o seu desenvolvimento sócio-educacional. O estudo apresenta uma contextualização e análise das políticas de educação e assistência estudantil, atualmente determinada pelos impactos das mudanças estruturais através das orientações mercadológicas de acumulação do capital, levando a população a uma crescente exclusão social. Do ponto de vista metodológico, utilizamos elementos empíricos através das abordagens quantitativa e qualitativa. O levantamento dos dados quantitativos foi realizado através de questionário semi-estruturado, aplicado a 115 bolsistas de trabalho o qual viabilizou o perfil socioeconômico da população pesquisada. A abordagem qualitativa possibilitou maior aprofundamento na análise dos dados, onde foram entrevistados 08 bolsistas com mais de um ano no programa e cursando as diferentes modalidades de ensino. No referido estudo ficou evidenciado que o processo de desmonte das políticas sociais, tem impossibilitado a efetivação da política de Assistência ao Estudante, embora se reconheça que, articulada ao processo educativo, possibilite meios de inclusão social e de exercício de cidadania, contribuindo para que o aluno seja inserido não só no espaço estudantil, mas articulado aos segmentos político, social e cultural
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9987
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

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