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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9987
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Costa, Anita Aline Albuquerque | |
dc.contributor.author | Menezes, Josilene Estacio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:17:11Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T23:17:11Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Estacio Menezes, Josilene; Aline Albuquerque Costa, Anita. Política de assistência ao estudante: a bolsa de trabalho como instrumento de direito para a formação do aluno no Cefet - AL. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9987 | |
dc.description.abstract | Este estudo investiga a relação entre a política de Assistência ao Estudante e a sua formação profissional, bem como o significado que isto assume para o aluno do CEFET-AL, tendo como elemento mediador o Programa Bolsa de Trabalho. Este tem como objetivo propiciar meios ao aluno que possam custear sua vida escolar e contribuir para o seu desenvolvimento sócio-educacional. O estudo apresenta uma contextualização e análise das políticas de educação e assistência estudantil, atualmente determinada pelos impactos das mudanças estruturais através das orientações mercadológicas de acumulação do capital, levando a população a uma crescente exclusão social. Do ponto de vista metodológico, utilizamos elementos empíricos através das abordagens quantitativa e qualitativa. O levantamento dos dados quantitativos foi realizado através de questionário semi-estruturado, aplicado a 115 bolsistas de trabalho o qual viabilizou o perfil socioeconômico da população pesquisada. A abordagem qualitativa possibilitou maior aprofundamento na análise dos dados, onde foram entrevistados 08 bolsistas com mais de um ano no programa e cursando as diferentes modalidades de ensino. No referido estudo ficou evidenciado que o processo de desmonte das políticas sociais, tem impossibilitado a efetivação da política de Assistência ao Estudante, embora se reconheça que, articulada ao processo educativo, possibilite meios de inclusão social e de exercício de cidadania, contribuindo para que o aluno seja inserido não só no espaço estudantil, mas articulado aos segmentos político, social e cultural | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Assistência ao Estudante | pt_BR |
dc.subject | Programa Bolsa Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.title | Política de assistência ao estudante: a bolsa de trabalho como instrumento de direito para a formação do aluno no Cefet - AL | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Serviço Social |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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