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Título : O MST e a educação: perspectiva de construção de uma nova hegemonia
Autor : Maria de Souza, Simone
Palabras clave : Projeto Político; Educação; Hegemonia
Fecha de publicación : 2003
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Maria de Souza, Simone; de Fátima Gomes de Lucena, Maria. O MST e a educação: perspectiva de construção de uma nova hegemonia. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumen : Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa Processos de Mobilização e Organização Popular, que tem como área temática Serviço Social Ação Política e Sujeitos Coletivos. Realizada no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), buscamos analisar como o projeto político de educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem contribuído para a construção de uma nova hegemonia. Para respondermos a tal questão, utilizamos como instrumento de coleta de dados a análise de documentos elaborados pelo MST, a participação em reuniões de organização e Encontro dos Sem Terrinha além da realização de entrevistas semi-estruturadas com as coordenadoras do Coletivo Estadual do Setor de Educação do MST/PE. Os resultados indicam que o MST, através de seu projeto político de educação, tem vislumbrado a construção de uma nova hegemonia, ou seja, uma nova forma de pensar e agir. Esse novo tem como instrumento educativo as atividades coletivas desenvolvidas dentro/pelo próprio Movimento, no sentido de que, à medida em que as novas relações sociais vão se constituindo, consolidem a proposta de uma nova organização do trabalho estimulada pelo MST. Por fim, concluímos que esta dissertação é relevante por ser o MST um dos mais importantes movimentos sociais da classe subalterna que tem conseguido aglutinar as demais frações de classe em torno de seu projeto político, vislumbrando a construção de uma nova hegemonia
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9941
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Serviço Social

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