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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9941

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorde Fátima Gomes de Lucena, Maria pt_BR
dc.contributor.authorMaria de Souza, Simonept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:16:57Z-
dc.date.available2014-06-12T23:16:57Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationMaria de Souza, Simone; de Fátima Gomes de Lucena, Maria. O MST e a educação: perspectiva de construção de uma nova hegemonia. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9941-
dc.description.abstractEsta dissertação está inserida na linha de pesquisa Processos de Mobilização e Organização Popular, que tem como área temática Serviço Social Ação Política e Sujeitos Coletivos. Realizada no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), buscamos analisar como o projeto político de educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem contribuído para a construção de uma nova hegemonia. Para respondermos a tal questão, utilizamos como instrumento de coleta de dados a análise de documentos elaborados pelo MST, a participação em reuniões de organização e Encontro dos Sem Terrinha além da realização de entrevistas semi-estruturadas com as coordenadoras do Coletivo Estadual do Setor de Educação do MST/PE. Os resultados indicam que o MST, através de seu projeto político de educação, tem vislumbrado a construção de uma nova hegemonia, ou seja, uma nova forma de pensar e agir. Esse novo tem como instrumento educativo as atividades coletivas desenvolvidas dentro/pelo próprio Movimento, no sentido de que, à medida em que as novas relações sociais vão se constituindo, consolidem a proposta de uma nova organização do trabalho estimulada pelo MST. Por fim, concluímos que esta dissertação é relevante por ser o MST um dos mais importantes movimentos sociais da classe subalterna que tem conseguido aglutinar as demais frações de classe em torno de seu projeto político, vislumbrando a construção de uma nova hegemoniapt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjeto Políticopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHegemoniapt_BR
dc.titleO MST e a educação: perspectiva de construção de uma nova hegemoniapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

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