Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9837
Título: Docentes leigos : um estudo sobre a formação de suas identidades sociais
Autor(es): PINTO, Juliana Borba Santos de Souza
Palavras-chave: Docentes leigos; identidades sociais
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Borba Santos de Souza Pinto, Juliana; Weber, Silke. Docentes leigos : um estudo sobre a formação de suas identidades sociais. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada sobre docentes leigos que exercem a atividade do magistério do ensino fundamental em um município rural de Pernambuco. O objetivo deste estudo foi conhecer a identidade social desses professores, esperando-se que certos aspectos referentes a um possível Eu profissional viessem a ser revelados, porquanto esses professores exerceram o magistério antes da obtenção da qualificação necessária para tal. Dois conceitos contribuíram para o desenvolvimento deste estudo. O primeiro foi o de identidade social, entendido como processo psicossocial resultado de sucessivas identificações. O segundo foi o de trajetória social, compreendido como itinerário seguido pelo indivíduo segundo um sistema de disposições herdadas de suas famílias. Os dados desta pesquisa foram coletados por meio de documentos relativos a formação de professores leigos e por entrevistas realizadas com um grupo de oito docentes leigos recentemente qualificados. A análise das verbalizações permitiu perceber que a identidade social do professorado leigo é constituída quando ainda aluno pelos atributos que lhe são conferidos pelos outros de seu mundo social, que o elegem como sujeito capaz de exercer com sucesso a tarefa do magistério que lhe será confiada. No entanto, o professorado leigo só constitui uma identidade profissional alicerçada numa auto-imagem positiva após o término do curso de qualificação para o magistério
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9837
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9356_1.pdf362,61 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.