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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9837
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | WEBER, Silke | pt_BR |
dc.contributor.author | PINTO, Juliana Borba Santos de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:16:22Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T23:16:22Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Borba Santos de Souza Pinto, Juliana; Weber, Silke. Docentes leigos : um estudo sobre a formação de suas identidades sociais. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9837 | |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada sobre docentes leigos que exercem a atividade do magistério do ensino fundamental em um município rural de Pernambuco. O objetivo deste estudo foi conhecer a identidade social desses professores, esperando-se que certos aspectos referentes a um possível Eu profissional viessem a ser revelados, porquanto esses professores exerceram o magistério antes da obtenção da qualificação necessária para tal. Dois conceitos contribuíram para o desenvolvimento deste estudo. O primeiro foi o de identidade social, entendido como processo psicossocial resultado de sucessivas identificações. O segundo foi o de trajetória social, compreendido como itinerário seguido pelo indivíduo segundo um sistema de disposições herdadas de suas famílias. Os dados desta pesquisa foram coletados por meio de documentos relativos a formação de professores leigos e por entrevistas realizadas com um grupo de oito docentes leigos recentemente qualificados. A análise das verbalizações permitiu perceber que a identidade social do professorado leigo é constituída quando ainda aluno pelos atributos que lhe são conferidos pelos outros de seu mundo social, que o elegem como sujeito capaz de exercer com sucesso a tarefa do magistério que lhe será confiada. No entanto, o professorado leigo só constitui uma identidade profissional alicerçada numa auto-imagem positiva após o término do curso de qualificação para o magistério | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Docentes leigos | pt_BR |
dc.subject | identidades sociais | pt_BR |
dc.title | Docentes leigos : um estudo sobre a formação de suas identidades sociais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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