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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9837

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWEBER, Silkept_BR
dc.contributor.authorPINTO, Juliana Borba Santos de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:16:22Z
dc.date.available2014-06-12T23:16:22Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationBorba Santos de Souza Pinto, Juliana; Weber, Silke. Docentes leigos : um estudo sobre a formação de suas identidades sociais. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9837
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada sobre docentes leigos que exercem a atividade do magistério do ensino fundamental em um município rural de Pernambuco. O objetivo deste estudo foi conhecer a identidade social desses professores, esperando-se que certos aspectos referentes a um possível Eu profissional viessem a ser revelados, porquanto esses professores exerceram o magistério antes da obtenção da qualificação necessária para tal. Dois conceitos contribuíram para o desenvolvimento deste estudo. O primeiro foi o de identidade social, entendido como processo psicossocial resultado de sucessivas identificações. O segundo foi o de trajetória social, compreendido como itinerário seguido pelo indivíduo segundo um sistema de disposições herdadas de suas famílias. Os dados desta pesquisa foram coletados por meio de documentos relativos a formação de professores leigos e por entrevistas realizadas com um grupo de oito docentes leigos recentemente qualificados. A análise das verbalizações permitiu perceber que a identidade social do professorado leigo é constituída quando ainda aluno pelos atributos que lhe são conferidos pelos outros de seu mundo social, que o elegem como sujeito capaz de exercer com sucesso a tarefa do magistério que lhe será confiada. No entanto, o professorado leigo só constitui uma identidade profissional alicerçada numa auto-imagem positiva após o término do curso de qualificação para o magistériopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocentes leigospt_BR
dc.subjectidentidades sociaispt_BR
dc.titleDocentes leigos : um estudo sobre a formação de suas identidades sociaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

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