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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9719
Title: O SINASE : estrutura e rotinas do complexo de defesa da cidadania em Picos Piauí na aplicação das medidas socioeducativas
Authors: BEZERRA, Newton de Moura
Keywords: Políticas públicas; Medidas socioeducativas no Brasil; História da infância no Brasil; Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Moura Bezerra, Newton; Antônio de Mendonça Bernardes, Denis. O SINASE : estrutura e rotinas do complexo de defesa da cidadania em Picos Piauí na aplicação das medidas socioeducativas. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Este trabalho é uma reflexão sobre a evolução histórica das questões políticas, econômicas e sociais que influenciaram a formulação das políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente. Além da evolução histórica, o trabalho analisa as rotinas do Complexo de Defesa da Cidadania localizado na cidade de Picos PI. Os parâmetros para análise consideram as proposições do Estatuto da Criança e do Adolescente e sua aplicação na esfera municipal. Os procedimentos metodológicos utilizados para estruturação e análise do trabalho compreendem as orientações e demandas de um estudo de caso. Os resultados revelam aspectos e detalhes do cotidiano de uma unidade de internação provisória, apontam contradições, alternativas e comportamentos que surgem ao longo da execução de seus programas, evidenciando o descompasso entre as políticas sociais e sua implementação. Esses fatores contribuem para uma melhor compreensão das estratégias utilizadas na aplicação das medidas socioeducativas, assim como, a abordagem de temas negligenciados por análises mais amplas e sugere a necessidade de se atentar para novas metodologias de trabalho nas unidades de aplicação das medidas socioeducativas. Os resultados despertam também para a necessidade de estudos complementares que permitam uma melhor compreensão das contradições entre os diversos níveis de gestão e um interesse maior no problema da percepção dos vários segmentos envolvidos nos programas de atendimento sob medidas socioeducativas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9719
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

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