Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9661

Comparte esta pagina

Título : Caracterização térmica dos solos
Autor : de Almeida Maciel Neto, José
Palabras clave : Difusividade térmica; Condutividade térmica; Método harmônico; Método logarítmico; Modelo de Campbell; Modelo de Laurent e Chaley-Guerre.
Fecha de publicación : 31-ene-2011
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : de Almeida Maciel Neto, José; Celso Dantas Antonino, Antônio. Caracterização térmica dos solos. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumen : Para uma caracterização térmica de um solo é necessária a determinação das suas propriedades térmicas, pois elas ditam como são o armazenamento e a propagação da energia térmica nos solos em função do tempo e da profundidade. O gerenciamento das propriedades térmicas é uma importante ferramenta na gestão do regime de temperatura para caracterizar o microclima local e para beneficiar a germinação das sementes e o crescimento das plantas no solo. Nesse trabalho, foi feita a caracterização térmica em dois tipos de solos na região do Agreste Meridional do Estado de Pernambuco, classificados como Latossolo Amarelo e Neossolo Regolítico. Com a finalidade de determinar as propriedades térmicas dos referidos solos, o modelo de De Vries foi utilizado para calcular a capacidade térmica volumétrica, e, para a difusividade térmica, utilizaram-se os métodos harmônico e logarítmico. Os valores encontrados da condutividade térmica variaram de 0,26 até 1,44 W.m-1.K-1, nos dois tipos de solos, situando-se dentro da faixa de valores obtidos por outros pesquisadores. A estimativa da condutividade térmica foi feita através dos modelos de Campbell e de Laurent e Chaley - Guerre. As diferenças entre os resultados obtidos e os estimados pelos modelos adotados foram muito pequenas, sugerindo que os dois modelos sejam aceitáveis para a estimativa da condutividade térmica nesses tipos de solos, em condições naturais. Portanto, os resultados apresentados aumentam a área de aplicação dos modelos matemáticos que predizem a caracterização térmica do solo, o que deverá melhorar a confiabilidade e a precisão no entendimento das relações solo-planta-atmosfera. Assim sendo, fornecem mais subsídios para um estudo de técnicas ecológicas de cultivo adequadas para esses tipos de solo
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9661
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo7541_1.pdf1,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons