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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/957
Título: Influência hedônicas na satisfação do consumidor de restaurantes
Autor(es): SALAZAR, Viviane Santos
Palavras-chave: Administração - Marketing; Comportamento do consumidor - ambiente físico e satisfação; Marketing de serviço - Restaurantes - Influência do ambiente - Emoção do cliente
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Santos Salazar, Viviane; Alencar de Farias, Salomão. Influência hedônicas na satisfação do consumidor de restaurantes. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Esta dissertação aborda investigar a influência do ambiente de serviço em restaurantes gastronômicos na satisfação dos consumidores, intermediado pelas emoções ativadas durante consumo. A metodologia adotada se caracterizou por uma combinação de técnicas qualitativas e quantitativas. Na primeira fase foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas pessoais semi-estruturadas, aplicando uma análise interpretativa do discurso dos entrevistados. A segunda fase foi caracterizada por um estudo descritivo, consistiu na coleta de dados junto a um grupo de 251 indivíduos clientes dos restaurantes associados em Recife a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança por meio de um questionário estruturado. Para a análise dos dados utilizaram-se técnicas estatísticas descritivas e multivariadas. Os resultados obtidos indicaram que o ambiente de serviços em restaurantes foi classificado em cinco dimensões denominadas: excelência do serviço, arquitetura/decoração, ambiente físico, estímulos sonoros e outros clientes. De maneira geral os clientes dos restaurantes estão satisfeitos tanto com o ambiente de serviço quanto com os serviços prestados pelos restaurantes investigados. Este ambiente de serviço está positivamente relacionado às emoções de prazer e ativação. O prazer está positivamente relacionado a satisfação do consumidor tanto com o ambiente quanto com o serviço em geral. Enquanto que a ativação não demonstrou uma correlação estatisticamente significativa nem com a satisfação com o ambiente e nem com a satisfação com o serviço
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/957
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

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