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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/950

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Título: Processo de formação de estratégias da Accor Hotels do Brasil de 1974 a 2004
Autor(es): Vasconcelos Pereira, Yákara
Palavras-chave: Estratégia empresarial; Liderança; Hospitalidade; Accor Hotels
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Vasconcelos Pereira, Yákara; de Aquino Lucena, Eduardo. Processo de formação de estratégias da Accor Hotels do Brasil de 1974 a 2004. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: O problema que motivou esta pesquisa foi o de entender como ocorreu a formação das estratégias da Accor Hotels no Brasil entre 1974 e 2004. Considerando isso, as seguintes perguntas de pesquisa guiaram o estudo: a) Como as principais estratégias foram adotadas pela organização ao longo do tempo? b) Como as estratégias foram moldadas pelos líderes ao longo do tempo? Para responder a elas, utilizou-se uma abordagem teórica sobre o processo de formação de estratégias, a qual foi constituída pelo conceito de processo estratégico, mudança estratégica e liderança. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes sobre essas questões, um estudo de caso qualitativo foi desenvolvido. Treze executivos que atuaram na administração estratégica da organização foram entrevistados. Utilizou-se principalmente o método de entrevista semiestruturada para a coleta de dados, a qual foi realizada com cada um dos sujeitos entrevistados. A análise dos dados compreendeu a descrição e a interpretação de diferentes aspectos do fenômeno investigado. Foram identificados eventos marcantes e sete fases na trajetória da organização no Brasil. Observou-se que o processo de formação das estratégias corporativas da organização ocorreu predominantemente pelo modo de planejamento e por estratégias deliberadas. Além disso, ao longo do período examinado, ocorreram três mudanças estratégicas na organização. Os resultados indicaram, também, que as estratégias da organização foram moldadas pela visão, conhecimento e autonomia dos líderes. Notou-se, ainda, que a maior parte do processo investigado enquadra-se na abordagem do incrementalismo lógico e, ao longo da administração do segundo diretor geral, percebeu-se a formação de uma coalizão dominante que moldou as estratégias
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/950
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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