Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/950

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorde Aquino Lucena, Eduardo pt_BR
dc.contributor.authorVasconcelos Pereira, Yákarapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:06:36Z-
dc.date.available2014-06-12T15:06:36Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationVasconcelos Pereira, Yákara; de Aquino Lucena, Eduardo. Processo de formação de estratégias da Accor Hotels do Brasil de 1974 a 2004. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/950-
dc.description.abstractO problema que motivou esta pesquisa foi o de entender como ocorreu a formação das estratégias da Accor Hotels no Brasil entre 1974 e 2004. Considerando isso, as seguintes perguntas de pesquisa guiaram o estudo: a) Como as principais estratégias foram adotadas pela organização ao longo do tempo? b) Como as estratégias foram moldadas pelos líderes ao longo do tempo? Para responder a elas, utilizou-se uma abordagem teórica sobre o processo de formação de estratégias, a qual foi constituída pelo conceito de processo estratégico, mudança estratégica e liderança. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes sobre essas questões, um estudo de caso qualitativo foi desenvolvido. Treze executivos que atuaram na administração estratégica da organização foram entrevistados. Utilizou-se principalmente o método de entrevista semiestruturada para a coleta de dados, a qual foi realizada com cada um dos sujeitos entrevistados. A análise dos dados compreendeu a descrição e a interpretação de diferentes aspectos do fenômeno investigado. Foram identificados eventos marcantes e sete fases na trajetória da organização no Brasil. Observou-se que o processo de formação das estratégias corporativas da organização ocorreu predominantemente pelo modo de planejamento e por estratégias deliberadas. Além disso, ao longo do período examinado, ocorreram três mudanças estratégicas na organização. Os resultados indicaram, também, que as estratégias da organização foram moldadas pela visão, conhecimento e autonomia dos líderes. Notou-se, ainda, que a maior parte do processo investigado enquadra-se na abordagem do incrementalismo lógico e, ao longo da administração do segundo diretor geral, percebeu-se a formação de uma coalizão dominante que moldou as estratégiaspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectHospitalidadept_BR
dc.subjectAccor Hotelspt_BR
dc.titleProcesso de formação de estratégias da Accor Hotels do Brasil de 1974 a 2004pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1247_1.pdf759,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons