Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9371
Título: Biomonitoração da qualidade do ar em decorrência da queima da cana-de-açúcar na reserva ecológica de Gurjaú-PE
Autor(es): SANTOS, Thiago Oliveira dos
Palavras-chave: Biomonitoração; Metais; Qualidade do ar; Análise por ativação neutrônica.
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Oliveira dos Santos, Thiago; Abrahao Hazin, Clovis. Biomonitoração da qualidade do ar em decorrência da queima da cana-de-açúcar na reserva ecológica de Gurjaú-PE. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: A Reserva Ecológica de Gurjaú encontra-se inserida na porção Sul da Região Metropolitana do Recife, precisamente na divisa dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Moreno. Ao longo de toda a reserva algumas atividades desenvolvidas de forma indiscriminada têm contribuído para causar danos ao meio ambiente, sendo as mais importantes as queimadas realizadas antes da colheita da cana-de-açúcar e a utilização de agrotóxicos e fertilizantes de forma inadequada, acarretando a liberação de inúmeras partículas e gases para a atmosfera. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade do ar na Reserva Ecológica de Gurjaú utilizando o líquen Cladonia verticillaris e a planta epífita Tillandsia recurvata como biomonitores em dez estações de amostragem, por meio da análise do teor de metais presentes nesses organismos, em decorrência da exposição dos mesmos à poluição gerada pela queima da cana-de-açúcar. A determinação dos metais foi realizada por Espectrometria por Absorção Atômica e Análise por Ativação Neutrônica. Os resultados obtidos neste trabalho subsidiaram um banco de dados gerenciado pela International Agency Energy Atomic (IAEA), por meio do projeto ARCAL (PROJECT /2/013 ARCAL Correlation Studies between Atmospheric Deposition and Sanitary Problems in Latin America: Nuclear Analytical Techniques and the Biomonitoring of Atmospheric Pollution) e fornecerão os primeiros resultados de biomonitoração ativa da dispersão de elementos químicos associada a queima da cana-de-açúcar no Estado de Pernambuco
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9371
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2679_1.pdf1,37 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.