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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9182
Título: Beleza, feminilidade e reflexividade : um estudo sobre a mediação agência estruturada por mulheres intelectuais
Autor(es): Pereira Parahyba Campos, Veridiana
Palavras-chave: Reflexividade; Padrões Estéticos; Feminilidade Hegemônica; Agência
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Pereira Parahyba Campos, Veridiana; de Carvalho Lins Hamlin, Cynthia. Beleza, feminilidade e reflexividade : um estudo sobre a mediação agência estruturada por mulheres intelectuais. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Historicamente, a preocupação com a beleza é reconhecida como um dos principais signos da feminilidade. Por um lado, as teóricas feministas de segunda onda percebem tal fato como a internalização de estruturas de dominação patriarcal que comprometeriam a autonomia feminina. Por outro, teóricas pós-feministas sugerem que essa preocupação com a estética denota empoderamento e autonomia por parte das mulheres sobre seus corpos. Com base na teoria da agência de Margaret Archer, questiona-se aqui tanto o determinismo estrutural presente nas teorias de segunda onda, quanto o voluntarismo que fundamenta as vertentes pós-feministas. O conceito de reflexividade da autora permite pensar em uma mediação ativa entre elementos estruturais e agência individual, o que nos conduz, num nível teórico mais geral, à discussão agência-estrutura. Assumindo que, por conta de sua atividade profissional, as intelectuais são mulheres especialmente reflexivas, procuro compreender se, e em que medida, existe uma reflexão ativa em relação à adoção de padrões estéticos hegemônicos e como tais padrões atuam na formação dos selves femininos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9182
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Sociologia

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