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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorde Carvalho Lins Hamlin, Cynthia pt_BR
dc.contributor.authorPereira Parahyba Campos, Veridianapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:13:31Z-
dc.date.available2014-06-12T23:13:31Z-
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationPereira Parahyba Campos, Veridiana; de Carvalho Lins Hamlin, Cynthia. Beleza, feminilidade e reflexividade : um estudo sobre a mediação agência estruturada por mulheres intelectuais. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9182-
dc.description.abstractHistoricamente, a preocupação com a beleza é reconhecida como um dos principais signos da feminilidade. Por um lado, as teóricas feministas de segunda onda percebem tal fato como a internalização de estruturas de dominação patriarcal que comprometeriam a autonomia feminina. Por outro, teóricas pós-feministas sugerem que essa preocupação com a estética denota empoderamento e autonomia por parte das mulheres sobre seus corpos. Com base na teoria da agência de Margaret Archer, questiona-se aqui tanto o determinismo estrutural presente nas teorias de segunda onda, quanto o voluntarismo que fundamenta as vertentes pós-feministas. O conceito de reflexividade da autora permite pensar em uma mediação ativa entre elementos estruturais e agência individual, o que nos conduz, num nível teórico mais geral, à discussão agência-estrutura. Assumindo que, por conta de sua atividade profissional, as intelectuais são mulheres especialmente reflexivas, procuro compreender se, e em que medida, existe uma reflexão ativa em relação à adoção de padrões estéticos hegemônicos e como tais padrões atuam na formação dos selves femininospt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReflexividadept_BR
dc.subjectPadrões Estéticospt_BR
dc.subjectFeminilidade Hegemônicapt_BR
dc.subjectAgênciapt_BR
dc.titleBeleza, feminilidade e reflexividade : um estudo sobre a mediação agência estruturada por mulheres intelectuaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

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