Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9060
Title: Prevalência de cárie entre dieta experimental e dieta Padrão com e sem utilização de água fluoretada,estudo em ratos.
Authors: Maria Vendiciano Barbosa Vasconcelos, Marcia
Keywords: Cárie dentária;Dietas;Estudo experimental;Flúor(água)ação
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Maria Vendiciano Barbosa Vasconcelos, Marcia; Lúcia Montenegro Stamford, Tânia. Prevalência de cárie entre dieta experimental e dieta Padrão com e sem utilização de água fluoretada,estudo em ratos.. 2002. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Abstract: A cárie dentária é uma doença infecciosa de caráter multifatorial e causadora de um dos maiores problemas de saúde bucal. O processo carioso resulta da complexidade das interações bactéria-dieta-hospedeiro, e a sacarose desempenha papel fundamental no surgimento das lesões cariosas. O presente trabalho teve por objetivo verificar a prevalência de cárie entre uma dieta experimental e uma dieta padrão, na presença ou ausência de água com flúor. Foram utilizados 48 ratos (Rattus norvegicus albinus Wistar), com 23 dias de idade, os quais receberam, durante 60 dias, as dietas citadas anteriormente e água ad libitum. Os resultados demonstraram a característica multifatorial do processo cárie, tendo em vista que todos os grupos de animais os quais consumiram as dietas experimental e padrão apresentaram cárie. Houve evidência estatística de que o tratamento utilizando água com flúor, na dieta caseína, foi mais eficaz do que na dieta balanceada, bem como em relação à profundidade da cárie no tecido dentinário. Pode-se concluir que a prevalência de cárie dentária está relacionado com a caracterização de dietas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9060
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo8946_1.pdf277.74 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.