Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/900
Título: Intervenções alternativas e análise do material de apoio didático no ensino de zoologia
Autor(es): Souto da Mota Silveira, Emanuel
Palavras-chave: Ensino; Zoologia; Material didático; Metodologias alternativa
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Souto da Mota Silveira, Emanuel; Dias Vasconcelos, Simão. Intervenções alternativas e análise do material de apoio didático no ensino de zoologia. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: A construção de um novo paradigma educacional tem o desenvolvimento de alternativas metodológicas e o redimensionamento dos recursos de apoio didático como eixos prioritários. Esta pesquisa teve como objetivos: analisar o impacto causado pela inserção de atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem, tendo a Zoologia como área de intervenção, e avaliar a abordagem entomológica nos livros de ciências do ensino-aprendizagem de Zoologia, e avaliar a abordagem entomológica nos livros didáticos de ciências utilizados no ensino fundamental. As etapas metodológicas foram realizadas no Laboratório de Ensino de Biologia da Universidade Federal de Pernambuco e em escolas da rede particular de ensino, localizadas na Região Metropolitana de Recife. Para a análise dos efeitos da experimentação no ensino de Zoologia foram trabalhados dois grupos formados por dez alunos da quinta série do fundamental. Esses foram submetidos a metodologias distintas: um grupo foi trabalhado em perspectiva tradicional fundamentada na exposição oral, enquanto o outro o outro foi submetido a uma proposta diferenciada pautada na experimentação e resolução de situações-problema. Na avaliação dos livros didáticos, foram traçados critérios voltados para a abordagem teórica, aspectos editoriais / visuais e atividades propostas. Foram avaliados oito livros freqüentemente adotados por escolas públicas e privadas locais. Observou-se que, de modo geral, as possibilidades de experimentação em Zoologia são limitadas. No entanto, pôde-se observar que em contextos didáticos em que são inseridas atividades experimentais a aprendizagem se processa de forma mais eficiente. Os alunos que participaram da execução de tais atividades apresentaram maior aproveitamento, revelando, atualmente, um maior domínio teórico e condições de resignificar as informações obtidas. A avaliação dos livros didáticos revela que apesar de persistirem problemas capazes de comprometer a aprendizagem, já se pode observar a preocupação, mesmo que impulsionada por questões a priori econômicas, dos setores envolvidos na produção do material de apoio didático em lançar coleções e/ou adequar obras clássicas aos novos propósitos educacionais.Futuros projetos de pesquisa sobre produção, análise e utilização de recursos de apoio didático e desenvolvimento de alternativas metodológicas devem garantir a continuidade e intensificação de instrumentos que garantam a qualidade na educação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/900
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Biologia Animal

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1946_1.pdf391,82 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.