Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/900

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias Vasconcelos, Simão pt_BR
dc.contributor.authorSouto da Mota Silveira, Emanuelpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:06:15Z-
dc.date.available2014-06-12T15:06:15Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationSouto da Mota Silveira, Emanuel; Dias Vasconcelos, Simão. Intervenções alternativas e análise do material de apoio didático no ensino de zoologia. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/900-
dc.description.abstractA construção de um novo paradigma educacional tem o desenvolvimento de alternativas metodológicas e o redimensionamento dos recursos de apoio didático como eixos prioritários. Esta pesquisa teve como objetivos: analisar o impacto causado pela inserção de atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem, tendo a Zoologia como área de intervenção, e avaliar a abordagem entomológica nos livros de ciências do ensino-aprendizagem de Zoologia, e avaliar a abordagem entomológica nos livros didáticos de ciências utilizados no ensino fundamental. As etapas metodológicas foram realizadas no Laboratório de Ensino de Biologia da Universidade Federal de Pernambuco e em escolas da rede particular de ensino, localizadas na Região Metropolitana de Recife. Para a análise dos efeitos da experimentação no ensino de Zoologia foram trabalhados dois grupos formados por dez alunos da quinta série do fundamental. Esses foram submetidos a metodologias distintas: um grupo foi trabalhado em perspectiva tradicional fundamentada na exposição oral, enquanto o outro o outro foi submetido a uma proposta diferenciada pautada na experimentação e resolução de situações-problema. Na avaliação dos livros didáticos, foram traçados critérios voltados para a abordagem teórica, aspectos editoriais / visuais e atividades propostas. Foram avaliados oito livros freqüentemente adotados por escolas públicas e privadas locais. Observou-se que, de modo geral, as possibilidades de experimentação em Zoologia são limitadas. No entanto, pôde-se observar que em contextos didáticos em que são inseridas atividades experimentais a aprendizagem se processa de forma mais eficiente. Os alunos que participaram da execução de tais atividades apresentaram maior aproveitamento, revelando, atualmente, um maior domínio teórico e condições de resignificar as informações obtidas. A avaliação dos livros didáticos revela que apesar de persistirem problemas capazes de comprometer a aprendizagem, já se pode observar a preocupação, mesmo que impulsionada por questões a priori econômicas, dos setores envolvidos na produção do material de apoio didático em lançar coleções e/ou adequar obras clássicas aos novos propósitos educacionais.Futuros projetos de pesquisa sobre produção, análise e utilização de recursos de apoio didático e desenvolvimento de alternativas metodológicas devem garantir a continuidade e intensificação de instrumentos que garantam a qualidade na educaçãopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectMetodologias alternativapt_BR
dc.titleIntervenções alternativas e análise do material de apoio didático no ensino de zoologiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Biologia Animal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1946_1.pdf391,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons