Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8911
Título: Consumo de leite de vaca e anemia em crianças de 6 a 59 meses de idade no Estado de Pernambuco
Autor(es): OLIVEIRA, Maria Alice Araújo
Palavras-chave: Anemia em crianças; Saúde pública; Nutrição; Consumo alimentar
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alice Araújo Oliveira, Maria; Maria Osório de Cerqueira, Mônica. Consumo de leite de vaca e anemia em crianças de 6 a 59 meses de idade no Estado de Pernambuco. 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: O trabalho teve por objetivo avaliar a influência do consumo de leite de vaca sobre a anemia em crianças e foi estruturado com a apresentação de 3 artigos para publicação. O primeiro artigo trata de uma revisão da literatura sobre o assunto. Os outros dois apresentam e discutem os resultados do estudo realizado com uma amostra de 746 crianças do Estado de Pernambuco, nas quais se realizaram dosagem de hemoglobina e inquérito dietético recordatório de 24 horas. O segundo artigo apresenta os dados referentes à associação entre concentração de hemoglobina e prevalência de anemia com variáveis socioeconômicas, consumo de leite (tipo, volume e proporção de calorias na dieta), densidades de ferro, ferro heme e ferro não heme. O terceiro artigo apresenta modelos explicativos da anemia em crianças, contemplando aspectos da dieta, variáveis socioeconômicas e demográficas, utilizando a análise multivariada. A idade, a escolaridade materna, a densidade de ferro e a proporção de calorias do leite apresentaram associação estatisticamente significante com a concentração de hemoglobina e com o risco de anemia. Portanto, a utilização do leite de vaca em detrimento de outros alimentos ricos em ferro constitui um risco para o desenvolvimento da anemia na infância. Esse alimento apresenta baixa biodisponibilidade de ferro e pode interferir na absorção de ferro de outros alimentos, associando-se a microhemorragias intestinais. Os resultados reforçam a importância dos indicadores de consumo alimentar e indicam uma possível relação entre o consumo de leite de vaca e a anemia na infância
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8911
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Nutrição

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8740_1.pdf2,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.