Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8882

Compartilhe esta página

Título: Análise psicológica do campo conceitual de campo de forças no ensino médio
Autor(es): ABREU, Arthur Galamba Fernandes
Palavras-chave: Ensino de física; Campo de forças; Campo conceitual
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Galamba Fernandes Abreu, Arthur; Tarcisio da Rocha Falcão, Jorge. Análise psicológica do campo conceitual de campo de forças no ensino médio. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: A presente pesquisa buscou explorar a organização conceitual acerca do campo conceitual de campo de forças em alunos de física do ensino médio, em escola da rede privada da cidade de Recife. Com tal objetivo geral foi proposto um rol de atividades destinadas à exploração dos diversos campos conceituais que estes alunos levam consigo para sala de aula antes de terem qualquer instrução formal sobre campo de forças, em especial campo elétrico, buscando-se estabelecer ligações entre tais organizações conceituais com resultados satisfatórios e dificuldades de aprendizagem, apresentadas por estes alunos ao final de um curso formal de campo de forças através de uma avaliação. Os dados obtidos indicam que existe uma relação identificável entre conceitos físicos estudados por alunos no primeiro ano do ensino médio que contribuem para o aprendizado do conceito de campo de forças, em especial, campo elétrico. Tais resultados fornecem subsídios para a continuidade da pesquisa em ensino de física voltada para a proposição de ambientes didáticos voltados para o ensino de campo de forças em geral, e especialmente, campo elétrico
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8882
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8910_1.pdf4,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons