Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8882
Share on
Title: | Análise psicológica do campo conceitual de campo de forças no ensino médio |
Authors: | ABREU, Arthur Galamba Fernandes |
Keywords: | Ensino de física; Campo de forças; Campo conceitual |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Galamba Fernandes Abreu, Arthur; Tarcisio da Rocha Falcão, Jorge. Análise psicológica do campo conceitual de campo de forças no ensino médio. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. |
Abstract: | A presente pesquisa buscou explorar a organização conceitual acerca do campo conceitual de campo de forças em alunos de física do ensino médio, em escola da rede privada da cidade de Recife. Com tal objetivo geral foi proposto um rol de atividades destinadas à exploração dos diversos campos conceituais que estes alunos levam consigo para sala de aula antes de terem qualquer instrução formal sobre campo de forças, em especial campo elétrico, buscando-se estabelecer ligações entre tais organizações conceituais com resultados satisfatórios e dificuldades de aprendizagem, apresentadas por estes alunos ao final de um curso formal de campo de forças através de uma avaliação. Os dados obtidos indicam que existe uma relação identificável entre conceitos físicos estudados por alunos no primeiro ano do ensino médio que contribuem para o aprendizado do conceito de campo de forças, em especial, campo elétrico. Tais resultados fornecem subsídios para a continuidade da pesquisa em ensino de física voltada para a proposição de ambientes didáticos voltados para o ensino de campo de forças em geral, e especialmente, campo elétrico |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8882 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo8910_1.pdf | 4,99 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License