Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8841
Title: Tendência e determinantes do crescimento linear e ponderal em crianças menores de cinco anos, no estado de Pernambuco 91991-1997)
Authors: Cristina da Silva Santana, Sandra
Keywords: Transição nutricional; Déficit estatural; Sobrepeso; Obesidade; Fatores determinantes; Crianças
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Cristina da Silva Santana, Sandra; Israel Cabral de Lira, Pedro. Tendência e determinantes do crescimento linear e ponderal em crianças menores de cinco anos, no estado de Pernambuco 91991-1997). 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: Esta tese é apresentada sob a forma de um capítulo de revisão da literatura e dois artigos originais. A revisão da literatura discorre sobre a transição nutricional que pode ser entendida como processo, caracterizado por quatro etapas: 1-) controle, como evento epidemiológico do "kwaskiorkor", ou desnutrição edematosa, aguda e grave. 2-) controle do marasmo nutricional. 3-) o aparecimento do binômio sobrepeso/obesidade. 4-) correção do "déficit" estatural. O primeiro artigo descreve a tendência do ganho estatural das crianças menores de cinco anos no Estado de Pernambuco, nos anos de 1991 e 1997, e analisa os determinantes da sua evolução, identificando as prováveis causas. Os resultados mostraram que a renda familiar per capita, a escolaridade materna, abastecimento e qualidade da água e o pré-natal foram os fatores que melhor explicaram o déficit estatural, e sua tendência temporal. O segundo artigo analisa a prevalência e a associação do sobrepeso em crianças menores de cinco anos com as condições socioeconômicas, ambientais, bens de consumo e assistência à saúde de áreas urbanas e rurais do Estado de Pernambuco em 1997. Este foi um estudo do tipo transversal analítico, no qual os resultados obtidos indicam uma associação de variáveis socioeconômicas, ambientais, bens de consumo e assistência à saúde com o sobrepeso em crianças
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8841
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo8583_1.pdf7.03 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.