Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8492
Title: Conhecimento tático declarativo e procedimental em crianças e adolescentes praticantes de futebol
Authors: TELES, Aldemir José Ferreira
Keywords: Conhecimento procedimental; Conhecimento declarativo; Habilidade cognitiva; Futebol
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: José Ferreira Teles, Aldemir; Botelho Sougey, Everton. Conhecimento tático declarativo e procedimental em crianças e adolescentes praticantes de futebol. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: O presente estudo visa investigar qual das variáveis, idade ou tempo de prática deliberada do futebol exerce maior influência sobre a aquisição de habilidades cognitivas, avaliadas através dos testes de conhecimento tático declarativo e conhecimento tático procedimental. A amostra foi composta de cinqüenta e oito crianças e adolescentes, com idade variando de 8 a 13 anos, participantes de projetos em que o futebol é ensinado. O estudo foi conduzido através do desenvolvimento de seis tarefas. Inicialmente foi utilizado um questionário para identificar o tempo de participação no projeto e a quantidade de prática do futebol fora do projeto. Em seguida foi aplicada a tarefa para avaliar o conhecimento tático declarativo, por meio da apresentação de imagens, onde o avaliado respondeu sobre qual a melhor solução para a situação apresentada. Quatro tarefas foram utilizadas para avaliar o conhecimento tático procedimental: o teste KORA Oferecer-se e Orientar-se, que avalia a habilidade do jovem de encontrar espaço para receber a bola, e o teste KORA Reconhecer Espaço, que avalia a habilidade de reconhecer o melhor momento para a realização do passe. Realizada a coleta de dados e a análise estatística, foi verificado que a idade dos participantes foi a variável que mais influenciou no desempenho das habilidades. As tarefas do conhecimento tático declarativo e o KORA Reconhecer Espaço, convergente, estavamcorrelacionados com a idade. E as médias, nesses testes, foram estatisticamente diferentes quando comparadas às dos subgrupos etários. Não foi observada influência do tempo de prática deliberada nas habilidades estudadas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8492
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo8586_1.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.