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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8492
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SOUGEY, Everton Botelho | pt_BR |
dc.contributor.author | TELES, Aldemir José Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:00:23Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T23:00:23Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.citation | José Ferreira Teles, Aldemir; Botelho Sougey, Everton. Conhecimento tático declarativo e procedimental em crianças e adolescentes praticantes de futebol. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8492 | |
dc.description.abstract | O presente estudo visa investigar qual das variáveis, idade ou tempo de prática deliberada do futebol exerce maior influência sobre a aquisição de habilidades cognitivas, avaliadas através dos testes de conhecimento tático declarativo e conhecimento tático procedimental. A amostra foi composta de cinqüenta e oito crianças e adolescentes, com idade variando de 8 a 13 anos, participantes de projetos em que o futebol é ensinado. O estudo foi conduzido através do desenvolvimento de seis tarefas. Inicialmente foi utilizado um questionário para identificar o tempo de participação no projeto e a quantidade de prática do futebol fora do projeto. Em seguida foi aplicada a tarefa para avaliar o conhecimento tático declarativo, por meio da apresentação de imagens, onde o avaliado respondeu sobre qual a melhor solução para a situação apresentada. Quatro tarefas foram utilizadas para avaliar o conhecimento tático procedimental: o teste KORA Oferecer-se e Orientar-se, que avalia a habilidade do jovem de encontrar espaço para receber a bola, e o teste KORA Reconhecer Espaço, que avalia a habilidade de reconhecer o melhor momento para a realização do passe. Realizada a coleta de dados e a análise estatística, foi verificado que a idade dos participantes foi a variável que mais influenciou no desempenho das habilidades. As tarefas do conhecimento tático declarativo e o KORA Reconhecer Espaço, convergente, estavamcorrelacionados com a idade. E as médias, nesses testes, foram estatisticamente diferentes quando comparadas às dos subgrupos etários. Não foi observada influência do tempo de prática deliberada nas habilidades estudadas | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Conhecimento procedimental | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento declarativo | pt_BR |
dc.subject | Habilidade cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Futebol | pt_BR |
dc.title | Conhecimento tático declarativo e procedimental em crianças e adolescentes praticantes de futebol | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento |
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