Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8159

Comparte esta pagina

Título : Desenvolvimento neuro-motor e estado nutricional de crianças dos 7 aos 9 anos de idade da cidade de Vitória de Santo Antão Pernambuco que apresentaram ou não baixo peso ao nascer: um estudo piloto
Autor : ALMEIDA, Marcelus Brito de
Palabras clave : Crescimento; Desenvolvimento; KTK; Atividade física; Estado nutricional
Fecha de publicación : 31-ene-2010
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Brito de Almeida, Marcelus; Lopes de Souza, Sandra. Desenvolvimento neuro-motor e estado nutricional de crianças dos 7 aos 9 anos de idade da cidade de Vitória de Santo Antão Pernambuco que apresentaram ou não baixo peso ao nascer: um estudo piloto. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumen : No presente estudo, crianças baixo peso ao nascer (BPN) e peso normal ao nascer (PN) dos sete aos nove anos de idade foram avaliadas quanto à antropometria, à composição corporal, ao nível de atividade física habitual (NAFH) e ao desempenho em testes de desenvolvimento neuro-motor. A amostra foi constituída por 142 crianças, nascidas na cidade de Vitória de Santo Antão - PE, de ambos os gêneros, divididas em dois grupos de acordo com o peso ao nascer (baixo peso &#8804; 2,499g, BPN, n=47 e peso normal &#8805; 3,000g &#8804; 3,999g, PN, n=95). Para avaliação antropométrica, foram aferidos a massa corporal, a estatura, o perímetro cefálico e as dobras triciptal (D-Tric) e subescapular (D-Sub). Para avaliar a composição corporal, foram usados o somatório de dobras subcutâneas, índice de massa corporal (IMC), massa gorda (MG) e massa magra (MM). Para avaliação do estado nutricional foram utilizados os índices massa/idade, estatura/idade e massa/estatura. O nível de atividade física habitual (NAFH) foi avaliado de acordo com o questionário Godin-Shephard. Para a avaliação neuro-motora foi utilizado o teste Körperkoordinations Test für Kinder (KTK), composto por quatro exercícios: saltos monopedal, saltos laterais, equilíbrio nas traves e transposição lateral. As crianças do grupo baixo peso ao nascer (BPN) apresentaram maiores valores de percentual de gordura corporal (%GC), e dos índices de estado nutricional. Os nossos achados indicam que o baixo peso ao nascer (BPN) está associado a um aumento de adiposidade em crianças aos oito anos de idade. As crianças que apresentaram maiores percentuais de gordura corporal (%GC) e excesso de peso aos oito anos de idade, mostraram uma correlação negativa com o desempenho no teste KTK(p<0.05). Houve correlação positiva entre o quociente motor (QM) e o nível de atividade física habitual (NAFH) e negativa entre o quociente motor (QM) e os índices de estado nutricional em crianças com baixo peso ao nascer (BPN) e nascidas de peso normal (PN) (p<0.05). O aumento da adiposidade em crianças com baixo peso ao nascer (BPN) aos oito anos de idade indicam um provável catch up de crescimento resultante da programação fetal. Um melhor desempenho no KTK está relacionado ao nível de atividade física habitual (NAFH)
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8159
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo1455_1.pdf4,8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons