Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7957

Compartilhe esta página

Título: A Influência da interação professor-aluno na compreensão textual : uma experiência com o inglês instrumental
Autor(es): Henrique da Silva Lima, Gustavo
Palavras-chave: Leitura; Interação; Compreensão
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Henrique da Silva Lima, Gustavo; Padilha Peixoto Pinto, Abuêndia. A Influência da interação professor-aluno na compreensão textual : uma experiência com o inglês instrumental. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: Este estudo pretende investigar como a interação professor-aluno influencia na compreensão textual e na construção de significados em Língua Estrangeira (Inglês). Serviram de base teórica para a análise o modelo de leitura de Ruddell & Unrau (1994), a tipologia de perguntas e respostas proposta por Coracini (2002), os estudos sobre o processo de compreensão Koch (1997/2003), entre outros. Os referidos autores concebem a leitura como um processo de construção de significados, concepção por nós partilhada. A metodologia consistiu na observação gravação, transcrição e análise de algumas aulas do curso de Inglês Instrumental da UFPE. Também foram aplicados alguns questionários com o intuito de obtermos algumas informações relevantes a esta pesquisa. Os resultados evidenciaram não só a concepção de leitura subjacente à prática da professora, mas também um tipo de interação predominantemente assimétrica. As perguntas e respostas em sala da de aula conduziram a uma compreensão superficial do texto, não havendo espaço para a construção de significados pelos alunos. Tais constatações apontam para a necessidade de um redirecionamento da prática de leitura em LE, embora não possamos afirmar que se trata de uma constante nos cursos de Inglês Instrumental
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7957
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8277_1.pdf679,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons