Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7957
Compartilhe esta página
Título: | A Influência da interação professor-aluno na compreensão textual : uma experiência com o inglês instrumental |
Autor(es): | Henrique da Silva Lima, Gustavo |
Palavras-chave: | Leitura; Interação; Compreensão |
Data do documento: | 2004 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Henrique da Silva Lima, Gustavo; Padilha Peixoto Pinto, Abuêndia. A Influência da interação professor-aluno na compreensão textual : uma experiência com o inglês instrumental. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. |
Abstract: | Este estudo pretende investigar como a interação professor-aluno influencia na compreensão textual e na construção de significados em Língua Estrangeira (Inglês). Serviram de base teórica para a análise o modelo de leitura de Ruddell & Unrau (1994), a tipologia de perguntas e respostas proposta por Coracini (2002), os estudos sobre o processo de compreensão Koch (1997/2003), entre outros. Os referidos autores concebem a leitura como um processo de construção de significados, concepção por nós partilhada. A metodologia consistiu na observação gravação, transcrição e análise de algumas aulas do curso de Inglês Instrumental da UFPE. Também foram aplicados alguns questionários com o intuito de obtermos algumas informações relevantes a esta pesquisa. Os resultados evidenciaram não só a concepção de leitura subjacente à prática da professora, mas também um tipo de interação predominantemente assimétrica. As perguntas e respostas em sala da de aula conduziram a uma compreensão superficial do texto, não havendo espaço para a construção de significados pelos alunos. Tais constatações apontam para a necessidade de um redirecionamento da prática de leitura em LE, embora não possamos afirmar que se trata de uma constante nos cursos de Inglês Instrumental |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7957 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo8277_1.pdf | 679,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons