Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7957
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Padilha Peixoto Pinto, Abuêndia | pt_BR |
dc.contributor.author | Henrique da Silva Lima, Gustavo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:37:30Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T18:37:30Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Henrique da Silva Lima, Gustavo; Padilha Peixoto Pinto, Abuêndia. A Influência da interação professor-aluno na compreensão textual : uma experiência com o inglês instrumental. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7957 | - |
dc.description.abstract | Este estudo pretende investigar como a interação professor-aluno influencia na compreensão textual e na construção de significados em Língua Estrangeira (Inglês). Serviram de base teórica para a análise o modelo de leitura de Ruddell & Unrau (1994), a tipologia de perguntas e respostas proposta por Coracini (2002), os estudos sobre o processo de compreensão Koch (1997/2003), entre outros. Os referidos autores concebem a leitura como um processo de construção de significados, concepção por nós partilhada. A metodologia consistiu na observação gravação, transcrição e análise de algumas aulas do curso de Inglês Instrumental da UFPE. Também foram aplicados alguns questionários com o intuito de obtermos algumas informações relevantes a esta pesquisa. Os resultados evidenciaram não só a concepção de leitura subjacente à prática da professora, mas também um tipo de interação predominantemente assimétrica. As perguntas e respostas em sala da de aula conduziram a uma compreensão superficial do texto, não havendo espaço para a construção de significados pelos alunos. Tais constatações apontam para a necessidade de um redirecionamento da prática de leitura em LE, embora não possamos afirmar que se trata de uma constante nos cursos de Inglês Instrumental | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Compreensão | pt_BR |
dc.title | A Influência da interação professor-aluno na compreensão textual : uma experiência com o inglês instrumental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo8277_1.pdf | 679,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons