Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7957

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPadilha Peixoto Pinto, Abuêndia pt_BR
dc.contributor.authorHenrique da Silva Lima, Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:37:30Z-
dc.date.available2014-06-12T18:37:30Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationHenrique da Silva Lima, Gustavo; Padilha Peixoto Pinto, Abuêndia. A Influência da interação professor-aluno na compreensão textual : uma experiência com o inglês instrumental. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7957-
dc.description.abstractEste estudo pretende investigar como a interação professor-aluno influencia na compreensão textual e na construção de significados em Língua Estrangeira (Inglês). Serviram de base teórica para a análise o modelo de leitura de Ruddell & Unrau (1994), a tipologia de perguntas e respostas proposta por Coracini (2002), os estudos sobre o processo de compreensão Koch (1997/2003), entre outros. Os referidos autores concebem a leitura como um processo de construção de significados, concepção por nós partilhada. A metodologia consistiu na observação gravação, transcrição e análise de algumas aulas do curso de Inglês Instrumental da UFPE. Também foram aplicados alguns questionários com o intuito de obtermos algumas informações relevantes a esta pesquisa. Os resultados evidenciaram não só a concepção de leitura subjacente à prática da professora, mas também um tipo de interação predominantemente assimétrica. As perguntas e respostas em sala da de aula conduziram a uma compreensão superficial do texto, não havendo espaço para a construção de significados pelos alunos. Tais constatações apontam para a necessidade de um redirecionamento da prática de leitura em LE, embora não possamos afirmar que se trata de uma constante nos cursos de Inglês Instrumentalpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.titleA Influência da interação professor-aluno na compreensão textual : uma experiência com o inglês instrumentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo8277_1.pdf679,85 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons