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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7806

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Título: O gênero textual dissertação : um caso de referenciação anafórica
Autor(es): Fernandes Viana Filho, Daniel
Palavras-chave: Referenciação; Escola; Gênero textual
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Fernandes Viana Filho, Daniel; Maria Lins de Araujo, Gilda. O gênero textual dissertação : um caso de referenciação anafórica. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: Este trabalho, O gênero textual dissertação: um caso de referenciação anafórica, inserese nos estudos da Lingüística Textual, tendo como linhas de investigação a teoria dos gêneros textuais e a referenciação anafórica. No que diz respeito aos gêneros textuais, utilizamos como apoio teórico Bakhtin (2000 e 2002); Marcuschi (2000), (2002), (2005); Koch (1999), (2002), (2004 a,b,c); Bronckart (2003), entre outros. Quanto à questão da referenciação, tomamos Cavalcanti et al (2003); Figueiredo (2003); Koch et al (2005) entre outros. A nossa hipótese de trabalho é que o aluno, ao construir seu texto dissertativo, utiliza recursos de natureza referencial, de natureza anafórica, para constituir o gênero. É nosso objetivo tentar contribuir para que a discussão a respeito da produção textual na escola seja mais produtiva, a fim de que o professor mantenha um olhar mais atento ao texto do aluno, investigando-o não só a partir de recursos léxico-gramaticais, mas também a partir de aspectos sócio-cognitivos de natureza anafórica, bem como através da noção de gênero de texto. Trabalhamos com três unidades de ensino e nelas recolhemos as redações que serviram de objeto para nossa análise; utilizamos questionários sócio-econômicos e culturais para os alunos, e um questionário de natureza pedagógica direcionado aos professores, a fim de embasar melhor as nossas propostas. Os resultados revelam que alunos apresentam, em suas dissertações escolares, recursos de natureza referencial. Esses recursos são fundamentais para a constituição da argumentação. Esperamos que este trabalho contribua para que, na escola, mais especificamente na sala de aula, o professor de língua materna amplie o seu universo quanto ao uso da referência e da referenciação como um dos aspectos da textualidade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7806
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

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