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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7806
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Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Maria Lins de Araujo, Gilda | pt_BR |
| dc.contributor.author | Fernandes Viana Filho, Daniel | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:35:55Z | - |
| dc.date.available | 2014-06-12T18:35:55Z | - |
| dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | Fernandes Viana Filho, Daniel; Maria Lins de Araujo, Gilda. O gênero textual dissertação : um caso de referenciação anafórica. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7806 | - |
| dc.description.abstract | Este trabalho, O gênero textual dissertação: um caso de referenciação anafórica, inserese nos estudos da Lingüística Textual, tendo como linhas de investigação a teoria dos gêneros textuais e a referenciação anafórica. No que diz respeito aos gêneros textuais, utilizamos como apoio teórico Bakhtin (2000 e 2002); Marcuschi (2000), (2002), (2005); Koch (1999), (2002), (2004 a,b,c); Bronckart (2003), entre outros. Quanto à questão da referenciação, tomamos Cavalcanti et al (2003); Figueiredo (2003); Koch et al (2005) entre outros. A nossa hipótese de trabalho é que o aluno, ao construir seu texto dissertativo, utiliza recursos de natureza referencial, de natureza anafórica, para constituir o gênero. É nosso objetivo tentar contribuir para que a discussão a respeito da produção textual na escola seja mais produtiva, a fim de que o professor mantenha um olhar mais atento ao texto do aluno, investigando-o não só a partir de recursos léxico-gramaticais, mas também a partir de aspectos sócio-cognitivos de natureza anafórica, bem como através da noção de gênero de texto. Trabalhamos com três unidades de ensino e nelas recolhemos as redações que serviram de objeto para nossa análise; utilizamos questionários sócio-econômicos e culturais para os alunos, e um questionário de natureza pedagógica direcionado aos professores, a fim de embasar melhor as nossas propostas. Os resultados revelam que alunos apresentam, em suas dissertações escolares, recursos de natureza referencial. Esses recursos são fundamentais para a constituição da argumentação. Esperamos que este trabalho contribua para que, na escola, mais especificamente na sala de aula, o professor de língua materna amplie o seu universo quanto ao uso da referência e da referenciação como um dos aspectos da textualidade | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Referenciação | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
| dc.title | O gênero textual dissertação : um caso de referenciação anafórica | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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