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Título: Gêneros introdutórios em livros acadêmicos
Autor(es): BEZERRA, Benedito Gomes
Palavras-chave: Gêneros introdutórios; Livros acadêmicos; Propósito comunicativo; Suporte
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Gomes Bezerra, Benedito; Antonio Marcuschi, Luiz. Gêneros introdutórios em livros acadêmicos. 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: Neste estudo, buscamos esclarecer, à luz da análise de gêneros de linha swalesiana, aspectos da constituição e identificação dos gêneros introdutórios em livros acadêmicos, considerando as diversas formas de sua atualização como artefato textual, sua relação com o suporte e o conjunto de propósitos comunicativos que procuram realizar. Para a análise sócio-retórica dos gêneros introdutórios, utilizamos como referencial os princípios gerais da teoria proposta por Swales (1990, 2004), ao lado das diretrizes indicadas por Bhatia (1997a, 2004) para o estudo de colônias de gêneros nos contextos acadêmico e profissional. A análise da questão do suporte apóia-se principalmente em Marcuschi (2003). Para a investigação, selecionamos um corpus de 235 textos, coletados em 60 livros acadêmicos distribuídos pelas áreas disciplinares de Lingüística, Teologia e Biologia. Os textos foram analisados tanto do ponto de vista de sua relação com o suporte como de sua constituição como gênero introdutório no interior das práticas sócio-retóricas e comunicativas de cada área disciplinar. Os resultados revelaram uma diversidade de gêneros agregados ao livro acadêmico, cujos propósitos comunicativos relacionam-se com a informação, avaliação e promoção das respectivas obras aos olhos do leitor. Entre esses gêneros, alguns foram considerados como tipicamente introdutórios: apresentação, introdução, prefácio, prólogo, nota biográfica e sinopse. Um segundo grupo, embora não realize propósitos comunicativos primariamente introdutórios, potencialmente contribui para a construção de uma avaliação positiva da respectiva obra: agradecimentos, dedicatória e epígrafe. Percebemos ainda a inviabilidade de se estabelecer fronteiras nítidas, no que diz respeito à sua identidade, entre os gêneros do primeiro grupo, exceção feita à nota biográfica, que tem características peculiares. Conclui-se que o estudo de colônias de gêneros, e não só de gêneros enfocados isoladamente, apresenta-se como um produtivo caminho para a pesquisa futura, tanto de gêneros acadêmicos como de gêneros relacionados com outros domínios discursivos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7570
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