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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARCUSCHI, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorBEZERRA, Benedito Gomespt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:33:39Z
dc.date.available2014-06-12T18:33:39Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationGomes Bezerra, Benedito; Antonio Marcuschi, Luiz. Gêneros introdutórios em livros acadêmicos. 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7570
dc.description.abstractNeste estudo, buscamos esclarecer, à luz da análise de gêneros de linha swalesiana, aspectos da constituição e identificação dos gêneros introdutórios em livros acadêmicos, considerando as diversas formas de sua atualização como artefato textual, sua relação com o suporte e o conjunto de propósitos comunicativos que procuram realizar. Para a análise sócio-retórica dos gêneros introdutórios, utilizamos como referencial os princípios gerais da teoria proposta por Swales (1990, 2004), ao lado das diretrizes indicadas por Bhatia (1997a, 2004) para o estudo de colônias de gêneros nos contextos acadêmico e profissional. A análise da questão do suporte apóia-se principalmente em Marcuschi (2003). Para a investigação, selecionamos um corpus de 235 textos, coletados em 60 livros acadêmicos distribuídos pelas áreas disciplinares de Lingüística, Teologia e Biologia. Os textos foram analisados tanto do ponto de vista de sua relação com o suporte como de sua constituição como gênero introdutório no interior das práticas sócio-retóricas e comunicativas de cada área disciplinar. Os resultados revelaram uma diversidade de gêneros agregados ao livro acadêmico, cujos propósitos comunicativos relacionam-se com a informação, avaliação e promoção das respectivas obras aos olhos do leitor. Entre esses gêneros, alguns foram considerados como tipicamente introdutórios: apresentação, introdução, prefácio, prólogo, nota biográfica e sinopse. Um segundo grupo, embora não realize propósitos comunicativos primariamente introdutórios, potencialmente contribui para a construção de uma avaliação positiva da respectiva obra: agradecimentos, dedicatória e epígrafe. Percebemos ainda a inviabilidade de se estabelecer fronteiras nítidas, no que diz respeito à sua identidade, entre os gêneros do primeiro grupo, exceção feita à nota biográfica, que tem características peculiares. Conclui-se que o estudo de colônias de gêneros, e não só de gêneros enfocados isoladamente, apresenta-se como um produtivo caminho para a pesquisa futura, tanto de gêneros acadêmicos como de gêneros relacionados com outros domínios discursivospt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneros introdutóriospt_BR
dc.subjectLivros acadêmicospt_BR
dc.subjectPropósito comunicativopt_BR
dc.subjectSuportept_BR
dc.titleGêneros introdutórios em livros acadêmicospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Linguística

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