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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7537
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Título : | COPI: transgressão e escrita transformista |
Autor : | Teixeira, Renata Pimentel |
Palabras clave : | Escrita transformista; Estudos culturais; Ficcionalização de si; Ficção latinoamericana contemporânea |
Fecha de publicación : | 2007 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Pimentel Teixeira, Renata; Adolfo Cordiviola, Alfredo. COPI: transgressão e escrita transformista. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. |
Resumen : | Copi é o pseudônimo sob o qual foi assinada a obra de Raul Damonte Botana, nascido em Buenos Aires, em 1939, e morto em Paris (de Aids), em 1987. Egresso de uma família vinculada à cultura e à política (neto de Natálio Botana, fundador do diário Crítica), que se opôs à ditadura peronista, por isso acabou por exilar-se no Uruguai e, depois, em Paris; onde se instalou definitivamente, em 1962. Toda sua obra é marcada por humor e grande violência transgressora, além de uma crítica brutal da sociedade contemporânea (especialmente a de seu país de origem). Talvez seja este o motivo de suas peças teatrais não terem estreado na Argentina, a não ser depois de sua morte (com exceção de Un ángel para la señorita Lisca, estreada nos anos 60). A escritura copiana tem forte valor político, e suas novelas são protagonizadas por personagens mutantes, que vivem a homo(sexualidade) e sempre estão envolvidas em processos de travestismos, sadomasoquismos, uso de drogas e mortes: El Uruguayo (1972), Le Bal des folles (1977), Une Langouste pour deux (1978), La Cité des rats (1979), La vida es un tango (1979), La guerre des pedés (1982), Virginia Woolf a encore frappé (1983) y L Internacionale Argentine (1988). Sob as idéias de ficcionalização de si e escrita transformista , o centro de nosso trabalho é a ficção de Copi |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7537 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Teoria da Literatura |
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