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Título : Capacitação continuada : uma análise da percepção do servidor sobre o processo de aperfeiçoamento no Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Autor : Mangueira de Melo, Onaldo
Palabras clave : Capacitação Profissional; Administração Pública; Tribunal Regional Federal
Fecha de publicación : 31-ene-2009
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Mangueira de Melo, Onaldo; Rodrigues de Carvalho Neto, Ernani. Capacitação continuada : uma análise da percepção do servidor sobre o processo de aperfeiçoamento no Tribunal Regional Federal da 5ª Região. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumen : Esta pesquisa teve por finalidade analisar a percepção dos servidores sobre o processo de capacitação existente no Tribunal Regional Federal da 5ª Região e identificar quais iniciativas podem ser implementadas para o aperfeiçoamento dos servidores. Para subsidiar este estudo foram selecionadas e sistematizadas reflexões de autores que tratam do tema capacitação profissional e de temáticas correlatas como burocracia, reforma da administração pública brasileira, reforma gerencial, nova administração pública e gestão de pessoas. Assim, foram sistematizadas as contribuições de Sigmar Malvezzi, Max Weber, Bresser Pereira, Ana Paula Paes de Paula e Idalberto Chiavenato, respectivamente. Foi realizada uma coleta de dados através de questionários estruturados, referentes à capacitação no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com 80 servidores da Unidade, sendo 27 ocupantes de cargos de nível superior e 53 ocupantes de cargos de nível médio, lotados nos Gabinetes e nas áreas judiciárias e administrativas da Instituição. A dissertação procurou correlacionar e dimensionar as contribuições dos autores, situando especificidades, lacunas, o não compreendido e diagnosticou-se que é preciso entender o processo de capacitação profissional na atualidade, influenciado pelas mudanças na administração pública, ocorridas a partir da reforma gerencial do Estado brasileiro. Com este estudo, buscou-se evidenciar diretrizes que permitam caminhar na busca de respostas para o entendimento do processo de capacitação diante da valorização das habilidades e competências inerentes aos servidores do Órgão. Com base nesta percepção, foram formuladas propostas de melhoria no processo de treinamento e desenvolvimento no TRF5, apontando recomendações que podem contribuir para o processo de capacitação continuada dos seus servidores
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7400
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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