Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7400
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues de Carvalho Neto, Ernani | pt_BR |
dc.contributor.author | Mangueira de Melo, Onaldo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:31:59Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T18:31:59Z | - |
dc.date.issued | 2009-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Mangueira de Melo, Onaldo; Rodrigues de Carvalho Neto, Ernani. Capacitação continuada : uma análise da percepção do servidor sobre o processo de aperfeiçoamento no Tribunal Regional Federal da 5ª Região. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7400 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por finalidade analisar a percepção dos servidores sobre o processo de capacitação existente no Tribunal Regional Federal da 5ª Região e identificar quais iniciativas podem ser implementadas para o aperfeiçoamento dos servidores. Para subsidiar este estudo foram selecionadas e sistematizadas reflexões de autores que tratam do tema capacitação profissional e de temáticas correlatas como burocracia, reforma da administração pública brasileira, reforma gerencial, nova administração pública e gestão de pessoas. Assim, foram sistematizadas as contribuições de Sigmar Malvezzi, Max Weber, Bresser Pereira, Ana Paula Paes de Paula e Idalberto Chiavenato, respectivamente. Foi realizada uma coleta de dados através de questionários estruturados, referentes à capacitação no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com 80 servidores da Unidade, sendo 27 ocupantes de cargos de nível superior e 53 ocupantes de cargos de nível médio, lotados nos Gabinetes e nas áreas judiciárias e administrativas da Instituição. A dissertação procurou correlacionar e dimensionar as contribuições dos autores, situando especificidades, lacunas, o não compreendido e diagnosticou-se que é preciso entender o processo de capacitação profissional na atualidade, influenciado pelas mudanças na administração pública, ocorridas a partir da reforma gerencial do Estado brasileiro. Com este estudo, buscou-se evidenciar diretrizes que permitam caminhar na busca de respostas para o entendimento do processo de capacitação diante da valorização das habilidades e competências inerentes aos servidores do Órgão. Com base nesta percepção, foram formuladas propostas de melhoria no processo de treinamento e desenvolvimento no TRF5, apontando recomendações que podem contribuir para o processo de capacitação continuada dos seus servidores | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Tribunal Regional Federal da 5ª Região | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Capacitação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Administração Pública | pt_BR |
dc.subject | Tribunal Regional Federal | pt_BR |
dc.title | Capacitação continuada : uma análise da percepção do servidor sobre o processo de aperfeiçoamento no Tribunal Regional Federal da 5ª Região | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo3829_1.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons