Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7066
Título: Wanintesu : um construtor do mundo Nambiquara
Autor(es): COSTA, Anna Maria Ribeiro Fernandes Moreira da
Palavras-chave: Índios Nambiquara; História de contato; Pajé; Cultura indígena
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Ribeiro Fernandes Moreira da Costa, Anna; Beatriz Guimarães Neto, Regina. Wanintesu : um construtor do mundo Nambiquara. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Este estudo apresenta uma história recente dos Halotesu, Sawentesu, Wakalitesu, Kithãulhu, Niyahlosu, Siwaihsu e Hinkatesu, grupos pertencentes ao povo indígena Nambiquara, localizados na Terra Indígena Nambikwara, na Chapada dos Parecis-MT, parte integrante da Amazônia Legal. S eu território geográfico, configurado em 1973 pela BR-364, rios Juína-Juruena e Doze de Outubro-Camararé, é caracterizado por linhas demarcatórias em movimento que se deslocam por interesses temporários tanto dos índios quanto dos agentes de contato. Os agentes de contato que chegaram às terras Nambiquara e em seus limítrofes são aqui analisados como indivíduos que tomam parte das teias de relações que se estabelecem entre eles e como elementos que interagem com os índios e exercem influência na sua ordem sociocultural. O contato, portanto, não é percebido como resultado desintegrador da sociedade Nambiquara, mas como fatores que se entrecruzaram à sua história. Os índios são conduzidos à interdependência e, por conseguinte, aos constantes desajustamentos que buscam uma condição de relativo equilíbrio, estabelecendo uma convivência. Nessa dimensão, o discurso do pajé, wanintesu, atribui significados às práticas culturais que dão sentido, elabora e organiza a existência de seu grupo. Este discurso, entendido como um complexo arranjo de práticas e símbolos, apresenta partes constitutivas da visão de mundo dos índios. Nesta abordagem, a base documental principal são as fontes orais advindas das entrevistas realizadas com os índios habitantes da Terra Indígena Nambikwara
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7066
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - História

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3301_1.pdf8,51 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.