Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7066
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz | pt_BR |
dc.contributor.author | COSTA, Anna Maria Ribeiro Fernandes Moreira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:28:44Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T18:28:44Z | |
dc.date.issued | 2008-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Maria Ribeiro Fernandes Moreira da Costa, Anna; Beatriz Guimarães Neto, Regina. Wanintesu : um construtor do mundo Nambiquara. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7066 | |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta uma história recente dos Halotesu, Sawentesu, Wakalitesu, Kithãulhu, Niyahlosu, Siwaihsu e Hinkatesu, grupos pertencentes ao povo indígena Nambiquara, localizados na Terra Indígena Nambikwara, na Chapada dos Parecis-MT, parte integrante da Amazônia Legal. S eu território geográfico, configurado em 1973 pela BR-364, rios Juína-Juruena e Doze de Outubro-Camararé, é caracterizado por linhas demarcatórias em movimento que se deslocam por interesses temporários tanto dos índios quanto dos agentes de contato. Os agentes de contato que chegaram às terras Nambiquara e em seus limítrofes são aqui analisados como indivíduos que tomam parte das teias de relações que se estabelecem entre eles e como elementos que interagem com os índios e exercem influência na sua ordem sociocultural. O contato, portanto, não é percebido como resultado desintegrador da sociedade Nambiquara, mas como fatores que se entrecruzaram à sua história. Os índios são conduzidos à interdependência e, por conseguinte, aos constantes desajustamentos que buscam uma condição de relativo equilíbrio, estabelecendo uma convivência. Nessa dimensão, o discurso do pajé, wanintesu, atribui significados às práticas culturais que dão sentido, elabora e organiza a existência de seu grupo. Este discurso, entendido como um complexo arranjo de práticas e símbolos, apresenta partes constitutivas da visão de mundo dos índios. Nesta abordagem, a base documental principal são as fontes orais advindas das entrevistas realizadas com os índios habitantes da Terra Indígena Nambikwara | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Índios Nambiquara | pt_BR |
dc.subject | História de contato | pt_BR |
dc.subject | Pajé | pt_BR |
dc.subject | Cultura indígena | pt_BR |
dc.title | Wanintesu : um construtor do mundo Nambiquara | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo3301_1.pdf | 8,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons