Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6891
Título: Conversão ascendente de energia em vidros fluoroindatos dopados com Túlio
Autor(es): MARTINEZ, Vladimir Albeiro Jerez
Palavras-chave: Átomos Tm3+;Vidros fluorindatos;Teoria de Jdd-Ofelt
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Albeiro Jerez Martinez, Vladimir; Bartolomeu de Araújo, Cid. Conversão ascendente de energia em vidros fluoroindatos dopados com Túlio. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo o estudo das propriedades ópticas dos átomos de Tm3+ hospedados em vidros fluoroindatos utilizando a teoria de Judd-Ofelt, o estudo do processo de conversão ascendente de energia do vermelho para a região azul e ultravioleta e os processos de transferência de energia entre íons de Tm3+ por relaxação cruzada. As propriedades ópticas são explicadas a partir do cálculo da força de oscilador obtida a partir do espectro de absorção, de onde são calculadas a propriedades ópticas dos íons de Túlio. No estudo da conversão ascendente de energia, o bombeamento é feito por um laser de corante, pulsado, sintonizado em ressonância com o nível 3F2 (650nm), e as emissões de conversão ascendente de energia têm origem na absorção seqüencial de dois fótons por um só íon. As emissões foram plenamente caracterizadas e seu comportamento é atribuído à transferência de energia (relaxação cruzada) entre íons de Tm3+
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6891
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8045_1.pdf347,71 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.