Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/68037

Share on

Title: "Olhar-se no espelho e perceber que não reflete só você, mas a escola como um todo": apontamentos sobre memórias gestoras na redução de conflitos
Authors: DIAS, Gueroliny Ruany Uchôa
Keywords: Conflitos; Experiência estética; Gestão escolar; Política do sensível; Rememoração como resistência
Issue Date: 11-Nov-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: DIAS, Gueroliny Ruany Uchoa. "Olhar-se no espelho e perceber que não reflete só você, mas a escola como um todo": apontamentos sobre memórias gestoras na redução de conflitos. 2025. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A presente tese investiga a relação entre memórias gestoras e redução de conflitos na escola. Tem como objetivo analisar como as experiências vividas por gestoras escolares contribuem para a adoção/adesão de estratégias para lidar com conflitos na escola. Para tal, questionamos: como as experiências gestoras contribuem em intervenções para a redução dos conflitos na escola? Como fundamentação teórica procuramos imprimir uma interpretação do real tomando como lente a memória na articulação com fenômenos presentes na sociedade, pautada teórico metodologicamente em Benjamim, nas concepções de temporalidade, rememoração, história. Como recorte metodológico, deslocamos as narrativas das gestoras das escolas estaduais, localizadas no município de Igarassu – PE, reverberando-as em mônadas: centelhas de sentido que funcionam como parte-todo. Cada parte representa um todo e o todo pode ser representado por suas partes, sendo uma forma literária e estética de recorte da realidade que utiliza nas memórias a relação entre o pessoal/individual e o social. Através dessa montagem literária indicamos alguns apontamentos sobre as memórias gestoras, a saber: a compreensão sobre os conflitos e violências que se aproximaram da literatura deste estudo, sendo o conflito a não aceitação de algo e a violência algo que já aconteceu. As memórias referentes aos conflitos e violências sofridos refletem em ações do presente através de valores apreendidos. Estes valores são a base para construção do que é justo. As rememorações também propiciaram a reflexão de aproximações, desafios e particularidades da função gestora, indicando um movimento político-estético de sobrevivências em que a partilha do sensível e a emoção, enquanto moção, são fatores relevantes para (re)pensar a educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/68037
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Gueroliny Ruany Uchoa Dias.pdf3.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons