Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67859

Compartilhe esta página

Título: Metamorfoses do Círculo : as imagens circulares como instrumento de ensino-aprendizagem na obra Consolação da Filosofia, de Boécio
Autor(es): SOUSA, Douglas Xavier de
Palavras-chave: Boécio; Consolação da Filosofia; Ensino-aprendizagem; Metamorfoses do Círculo
Data do documento: 12-Dez-2025
Citação: SOUSA, Douglas Xavier de. Metamorfoses do Círculo: as imagens circulares como instrumento de ensino-aprendizagem na obra Consolação da Filosofia, de Boécio. 2026. Trabalho de Conclusão de Curso (Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Em A Consolação da Filosofia, Boécio recorre a imagens ou metáforas circulares para elucidar os temas que aborda. No total, faz uso de três delas: 1) A Roda da Fortuna; 2) O Círculo admirável da divina simplicidade; 3) O Centro estável da Providência Divina, rodeado pelos círculos giratórios do Destino. Cada uma dessas imagens, conforme aparece, reconfigura ou ressignifica a anterior. Esse movimento, que acompanha o padrão ascético da obra, é denominado pelos principais comentadores como Metamorfoses do Círculo. Nesta pesquisa, pretende-se analisar o significado isolado e em conjunto de cada uma dessas imagens. Ademais, argumenta-se que, ao serem empregadas, elas demonstram a sua aplicabilidade no ensino-aprendizagem. Afinal, Boécio as utiliza para esclarecer a complexidade dos temas abordados. Assim, busca-se contribuir tanto para os estudos de Filosofia Medieval quanto para as reflexões contemporâneas sobre o ensino da Filosofia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67859
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC de Douglas Xavier de Sousa.pdf637.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons