Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/676
Título: Citotaxonomia das espécies da Acrostichum L. (Pteridaceae) ocorrentes no Nordeste brasileiro
Autor(es): MARCON, Adriana Buarque
Palavras-chave: Citotaxonomia; Acrostichum; Pteridaceae
Data do documento: 2000
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Buarque Marcon, Adriana; Carneiro Leão Barros, Iva. Citotaxonomia das espécies da Acrostichum L. (Pteridaceae) ocorrentes no Nordeste brasileiro. 2000. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000.
Resumo: Acrostichum aureum L. e A. danaeifolium Langsd. & Fisch. são espécies morfologicamente similares que crescem em simpatria em comunidades de mangue. Com o objetivo de avaliar as diferenças citológicas entre ambas as espécies, foram analisados seus cariótipos através da análise cromossômica convencional, da coloração com os fluorocromos CMA e DAPI, da coloração com nitrato de prata e da hibridização in situ utilizando como sonda o DNAr 45S. Ambas as espécies mostraram o mesmo número cromossômico (2n=60) mas diferiram na morfologia cromossômica. Acrostichum aureum apresentou a fórmula cariotípica 2m+4sm+38st+16t e A. danaeifolium 2m+10sm+42st+6t. O padrão de bandas CMA + mostrou somente quatro bandas terminais em A. danaeifolium e seis em A. aureum. Bandas DAPI+ não foram encontradas. O número máximo de nucléolo por núcleo interfásico e o número de sítios de DNAr 45S foram compatíveis com o número de bandas CMA+ : quatro em A. danaeifolium e seis em A. aureum. Todos os indivíduos analisados meioticamente mostraram pareamento cromossômico normal (30II) e segregação. Esses resultados sugerem que essas espécies mostrem pequenas, mas bem definidas, diferenças cariotípicas e apesar de suas similaridades morfológicas e ecológicas, elas parecem ser reprodutivamente isoladas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/676
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Biologia Vegetal

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4475_1.pdf1,66 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.