Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67529

Compartilhe esta página

Título: As múltiplas faces da má nutrição em crianças de uma escola pública do município de Lagoa do Carro - PE, Brasil.
Autor(es): CARVALHO NETA, Maria Alves de Sá
Palavras-chave: Consumo alimentar; Estado nutricional; Nutrição infantil; Sobrepeso; Desnutrição
Data do documento: 16-Dez-2025
Citação: CARVALHO NETA, Maria Alves de Sá. As múltiplas faces da má nutrição em crianças de uma escola pública do município de Lagoa do Carro - PE, Brasil. 2026. 49 f. TCC (Graduação em Nutrição) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A múltipla carga de má nutrição em escolares está relacionada à alimentação, incluindo as dimensões de acesso, disponibilidade, utilização e estabilidade. As mudanças nos padrões alimentares, vinculadas a um sistema alimentar hegemônico, têm contribuído para a ingestão excessiva de macronutrientes e aditivos e insuficiente em alguns micronutrientes. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo avaliar as múltiplas formas de má nutrição em crianças de uma escola pública do município de Lagoa do Carro – PE, considerando o estado nutricional e o consumo alimentar. Trata-se de um estudo transversal, que utiliza dados secundários provenientes do estudo de Nycolle Celine de Barros, realizado em abril de 2024. Foram incluídas 60 crianças, de 7 a 11 anos, de ambos os sexos, matriculadas em uma escola pública municipal, que não possuíam patologias e/ou deficiências que prejudicassem a avaliação antropométrica. Para o presente estudo foram utilizadas as medidas de peso e altura para o cálculo do índice de massa corporal (IMC), de acordo com a classificação IMC/idade (WHO,2007), e classificação do excesso de peso; utilizou-se dados de consumo alimentar de todos os macronutrientes, além de sódio e cálcio, mensurados por meio do recordatório de 24 horas. O banco de dados foi elaborado no programa Microsoft Excel 2016 e analisado no Software SPSS, versão 20.0. Os dados foram descritos por meio da mediana e intervalo interquartil e porcentagens, utilizando gráficos e tabelas. A prevalência de crianças com excesso de peso foi de 56,6%, sendo que 38,3% delas estavam com obesidade. O sobrepeso foi mais prevalente no sexo feminino (26,7%) e a obesidade no sexo masculino (50%), e ambos estavam mais presentes em crianças de 7 a 8 anos. Calorias e macronutrientes, com exceção dos lipídios, tinham ingestão superior ao recomendado. A mediana da ingestão de cálcio foi menor do que o recomendado e a de sódio foi superior. A elevada prevalência de excesso de peso, somada à ingestão excessiva de calorias, carboidratos, proteína e sódio, além da insuficiente ingestão de cálcio revelam o desafio da múltipla carga de má nutrição na infância, e reforçam a necessidade de ações estratégicas para promoção de ambientes alimentares favoráveis ao crescimento e desenvolvimento e que protejam a infância.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67529
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Alves de Sá Carvalho Neta.pdf788.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons