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Título : Medição Experimental E Predição Da Volatilidade De Flex Fuels
Autor : Silva, Fábio Adriano do Nascimento
Palabras clave : Pressão de vapor; Flex fuel; Gasolina; Álcool
Fecha de publicación : 2005
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Adriano do Nascimento Silva, Fábio; Stragevitch, Luiz. Medição Experimental E Predição Da Volatilidade De Flex Fuels. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumen : Compostos oxigenados são usados como aditivos para elevar a octanagem da gasolina automotiva. Esses compostos substituem outros que são ambientalmente mais nocivos, como é o caso do chumbo tetraetila. No Brasil, o oxigenado empregado é o etanol anidro, usado em teores que variam de 20% e 25%. Nos últimos anos foi iniciada a comercialização de veículos equipados com motores projetados para funcionar com misturas de gasolina C e álcool hidratado em qualquer proporção, o flex fuel. Com o objetivo de contribuir para melhor compreender as propriedades do flex fuel, neste trabalho foram medidos dados de pressão de vapor reid na temperatura de 37,8°C, curvas de destilação e massa específica das misturas de gasolina A e etanol anidro, gasolina C (20% e 25%) e etanol hidratado em vários teores (0 a 100%). O método utilizado para a medição da pressão de vapor da gasolina baseia-se nos métodos ASTM D 5191 e ASTM D 6378. Os resultados mostram que a presença do etanol e da água presente no álcool hidratado afetam fortemente a volatilidade do flex fuel em relação à gasolina A. Com uma abordagem do equilíbrio líquido-vapor, considerando o flex fuel como uma mistura pseudoternária gasolina A/etanol/água, os dados foram correlacionados pelo modelo NRTL. O desvio médio obtido foi inferior 0,30 ao desvio padrão de 1,5 kPa esperado nas medidas
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6730
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Química

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